A Prefeitura lançou nesta terça-feira (11) a campanha Mauá pela Paz nas Escolas, mobilização que visa unir a sociedade em busca de soluções para prevenir casos de violência no ambiente escolar.
No evento realizado no Teatro Municipal, com a participação de autoridades municipais, representantes das polícias, comunidade escolar e entidades da sociedade civil, foram apresentadas as primeiras medidas que estão sendo tomadas nesse sentido.
A gestão Mauá Para Todos irá dobrar o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal). O processo de contratação de 100 novos agentes já está em andamento – outros 116 deverão ser chamados no início de 2024.
Leia mais:
Mauá abre inscrições para eleição de conselheiro de tutelar
Mauá começa a vacinar contra a gripe os grupos prioritários
Centro Público de Trabalho e Renda de Mauá registra 52 vagas de emprego
Iniciativa inclui telefone de emergência e botão do pânicos nas escolas
“Quando assumimos, em janeiro de 2021, percebemos a necessidade de aumentar o número de GCMs, mas as restrições orçamentárias impostas por lei, devido à pandemia, impedia essa ação. Tão logo isso mudou, iniciamos o concurso”, explicou o prefeito Marcelo Oliveira.
A administração municipal também anunciou um número de telefone, em operação desde esta quarta-feira (12/04), para que a comunidade escolar possa acionar a GCM em caso de necessidade. As ligações podem ser feitas para o 4512-7675.
Atualmente, as 44 escolas municipais contam com câmeras de segurança e também com o dispositivo “botão do pânico”, que permite, em situações de emergência, contato imediato com a central de videomonitoramento.
Além disso, o efetivo da GCM intensificou o patrulhamento comunitário e preventivo próximo das unidades de ensino, colaborando com o governo estadual na segurança na cidade. A administração municipal ainda aguarda a liberação da documentação de três novas viaturas para reforçarem o trabalho. Também serão desenvolvidos materiais educativos e palestras que estimulem a cultura da paz entre estudantes e os colaboradores da rede de ensino, tanto pública quanto particular.
Veja trecho de entrevista com o Prefeito Marcelo Oliveira.