A lista de locais de votação para a eleição do Conselho Tutelar de Mauá foi divulgada esta semana no Diário Oficial do Município. O pleito está marcado para 1º de outubro e os eleitores poderão se dirigir a uma das 23 escolas.
Os locais podem ser consultados em https://dom.maua.sp.gov.br/DOM/Filtrar?txtbuscar=40909. O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, encarregado de zelar pelos direitos da criança e do adolescente no município.
Estão aptos a votar os eleitores que comprovaram domicílio eleitoral no município até 30 de junho de 2023. Na eleição deste ano, vão concorrer 67 candidatos para 15 vagas, em três conselhos da cidade. O mandato é de quatro anos. Estes candidatos precisaram passar, inclusive, por uma prova de conhecimentos específicos sobre a legislação que versa sobre os direitos da criança e adolescente.
Para ser conselheiro tutelar é necessário ter 21 anos até a data da posse, em 10 de janeiro de 2024. No cadastramento, a pessoa também precisou comprovar ser morador da cidade há, no mínimo, três meses, estar quite com a justiça eleitoral, apresentar certidões negativas cível e criminal e comprovar experiência de atuação com criança e adolescente.