A Secretaria de Saúde de Mauá retoma, a partir desta semana, as pré-conferências regionais preparatórias para a 12ª Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 21 e 22 de agosto.
Os dois primeiros encontros ocorreram nas regiões da Vila Assis Brasil e da Vila Magini, reunindo aproximadamente 130 pessoas, entre usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), profissionais da saúde, gestores, conselheiros e representantes da sociedade civil.
Ao todo, serão realizados mais quatro debates – três deles já nesta semana. Nesta segunda-feira, 30 de junho, a Escola Municipal Professora Terezinha Leardini Branco receberá participantes ligados ao Território 3, que abrange os equipamentos de saúde localizados no Jardim Zaíra.
Na terça-feira, 1º de julho, é a vez do Território 4 (Flórida, Itapark, Parque das Américas e Santa Lídia) se reunir no CMEC (Centro Municipal de Esporte e Cultura) Parque das Américas 2 – antigo CEU das Artes. Encerrando a semana, a quinta-feira, 3 de julho, será dedicada ao Território 5 (Feital, Jardim Mauá, Kennedy, Santista e São João), com encontro na Quadra Esportiva Atílio Damo.
Durante os encontros, os participantes são organizados em grupos para discutir desafios e propor soluções dentro de quatro eixos temáticos: gestão e financiamento do SUS e parcerias público-privadas; acesso e cuidado – enfrentamento de filas e gargalos nas especialidades; participação popular e controle social; e equidade e combate às desigualdades no cuidado em saúde.
As propostas elaboradas em grupo são votadas coletivamente – as sugestões recolhidas ao longo das pré-conferências serão organizadas e levadas à conferência principal, onde serão novamente debatidas e votadas.
As contribuições aprovadas serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde – instrumento que guiará as ações e políticas públicas do setor pelos próximos quatro anos.
As propostas elaboradas em grupo são votadas coletivamente – as sugestões recolhidas ao longo das pré-conferências serão organizadas e levadas à conferência principal, onde serão novamente debatidas e votadas.
As contribuições aprovadas serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde – instrumento que guiará as ações e políticas públicas do setor pelos próximos quatro anos.
Na parte final de cada encontro são eleitos delegados, representantes dos usuários da rede pública de saúde, os quais terão participação ativa na 12ª Conferência Municipal, cujo tema neste ano será ‘Saúde pública de qualidade em Mauá: compromisso com o cuidado, a inclusão e o fortalecimento do SUS’.
Em 2025, o evento retorna ao formato presencial após a edição de 2021 ter sido virtual por conta da pandemia de Covid.
A última pré-conferência ocorrerá em 8 de julho, uma terça-feira, e será direcionada exclusivamente a trabalhadores da saúde, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, no Centro.
Responsável pela condução dos encontros, a secretária adjunta de Saúde Kátia Navarro Watanabe destaca positivamente o envolvimento da população nas pré-conferências deste ano. “Estamos muito felizes com a mobilização vista nos encontros. A participação popular tem superado nossas expectativas, tanto em número quanto em qualidade das contribuições. Isso mostra que os cidadãos de Mauá estão cada vez mais conscientes do seu papel na construção do SUS e comprometidos com a melhoria da saúde pública no município”, afirmou.
Confira o endereço das próximas pré-conferências, com início a partir das 18h:
30 de junho (segunda-feira)
Escola Municipal Professora Terezinha Leardini Branco
(Avenida Presidente Castelo Branco, 1884, Jardim Zaíra)
1º de julho (terça-feira)
CMEC (Centro Municipal de Esporte e Cultura) Parque das Américas 2
(Rua América do Norte, 17, Parque das Américas)
3 de julho (quinta-feira)
Quadra Esportiva Atílio Damo
(Avenida Barão de Mauá, 4080, Vila São João – ao lado da UBS São João)
8 de julho (terça-feira)
Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes
(Rua Rio Branco, 183, Centro)







