A reforma da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Magini, em Mauá, está em ritmo acelerado e já alcançou 80% de execução nesta primeira quinzena de 2026.
Considerada uma das obras mais aguardadas pela população, a modernização da maior UPA do município avança dentro do cronograma e a expectativa da Prefeitura, embora ainda não seja possível cravar data oficial de conclusão, é que a entrega do equipamento ocorra antes do prazo inicialmente previsto – maio deste ano.
Iniciada no fim de setembro de 2025, a obra representa investimento estratégico para garantir mais conforto, segurança e eficiência no atendimento à população.
A unidade passa por transformação completa, com intervenções estruturais, modernização dos sistemas e readequação dos ambientes às normas atuais de acessibilidade e saúde.
Entre os serviços já concluídos, destacam-se a execução integral das demolições necessárias e a retirada de entulhos, além de novas estruturas internas, cobertura e descidas d’água.
E a quase totalidade das implantações dos gases medicinais (95%) e da rede elétrica (85%).
O piso está com 95% de execução, a rede hidráulica com 85%, portas e janelas chegaram a 80%, e a pintura interna alcançou 70%.
A sala de raio-x está com 50% das obras executadas, assim como a área externa, que também segue em fase final de intervenções.
Para o prefeito Marcelo Oliveira, o avanço da obra reforça o compromisso da gestão com as demandas apresentadas pela população.
“A reforma da UPA Magini era um pedido recorrente dos munícipes e virou prioridade de nosso governo. O ritmo acelerado da obra demonstra a responsabilidade e a seriedade de nossa gestão. Vamos seguir cuidando das pessoas, mas agora em uma unidade mais moderna e segura. Estamos trabalhando para antecipar essa entrega e devolver o serviço à população o quanto antes”, destacou, acrescentando que as três demais UPAs da cidade também passarão por modernização.
A unidade da Vila Magini é a maior da cidade. Apenas nos oito primeiros meses de 2025 realizou cerca de 97 mil atendimentos, com média superior a 12 mil por mês.
Durante o período de obras, os atendimentos foram reorganizados e direcionados às UPAs Zaíra, Vila Assis e Barão de Mauá, as quais tiveram suas equipes reforçadas para garantir a continuidade da assistência sem prejuízos aos pacientes.
Secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto reforça que a reforma vai além da melhoria estética e estrutural.
“Estamos falando de requalificação completa, com impacto direto na qualidade do cuidado oferecido à população e também na melhoria das condições de trabalho aos profissionais. Cada etapa concluída nos aproxima de uma UPA mais eficiente, acolhedora e preparada para atender às necessidades de Mauá”, afirmou.
A modernização da UPA Magini integra conjunto de ações da Prefeitura voltadas à reestruturação da rede municipal de saúde. Desde 2021, Mauá passa por amplo processo de revitalização dos serviços públicos.
Atualmente, a gestão municipal, em parceria com o governo federal, está construindo a quinta UPA, no Bairro Santa Lídia, e revitalizando quatro UBSs – Paranavaí, Flórida, Santa Lídia e Zaíra 3.
Outras seis unidades de saúde integram o cronograma de revitalizações para os próximos meses: Oratório, Zaira 2, Vila Assis, Parque das Américas, Jardim Mauá e Primavera.
No primeiro mandato do prefeito Marcelo Oliveira foram revitalizadas as UBSs Macuco, Kennedy, Zaíra 1, Carlina e Magini, além da reforma da UBS Santista, da ampliação da UBS Parque São Vicente e da reconstrução da UBS São João, que se tornou referência no município.
A gestão também entregou maternidade ampliada e estruturada no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, além de obras pontuais no equipamento que ainda deve passar por ampla modernização futuramente.
Os próximos passos desse novo ciclo de avanços na Saúde de Mauá envolvem as construções da Policlínica, na Vila Assis Brasil, e da 24ª UBS da cidade, no Jardim Elizabeth.







