Durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, organizado pelo COSEMS/SP, Mauá se destacou ao receber o 13º Prêmio David Capistrano, que reconhece as iniciativas exemplares na área da saúde. O projeto contemplado tem o nome de “Olá Carlos! Não, sou Jaqueline, já garanti meu direito”, desenvolvido pela atenção básica, no Ambulatório Trans, localizado dentro da UBS Vila Magini.
O trabalho que contou com o apoio da Defensoria Pública de São Paulo (DPESP), da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-Mauá, do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e do Fórum LGBTQIAPN+, promoveu a retificação de nome e gênero.
A apresentação do projeto, na Sala Alexandre Vranjac, ficou a cargo de Nathalia da Cruz Tomaz. O texto foi elaborado por Luiza Reis de Oliveira, revisado pela secretária de Saúde, Célia Bortoletto, pelo grupo técnico da Coordenadoria de Atenção Básica e Maria Rafaela Teixeira. A equipe recebeu troféu e um certificado.
Mauá participou ativamente da programação, ao expor 32 trabalhos provenientes de diversas áreas da saúde, incluindo atenção básica, atenção especializada, urgência e emergência, vigilância em saúde, assistência farmacêutica e educação permanente. Cinco deles foram selecionados para a serem apresentadas oralmente nas Dialogando com a Mostra e um premiado.
O evento, realizado de 17 a 19 de abril no Blue Med Convention Center, em Santos/SP, foi uma oportunidade crucial para compartilhar experiências e promover avanços na saúde pública. Com o tema “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS”, o congresso abordou questões emergentes que afetam diretamente a saúde da população.