A Prefeitura de Mauá recebeu 20 bags, que são sacos para transporte de produtos de grande volume feitos de polipropileno. A doação foi realizada pela Braskem. A secretaria de Meio Ambiente está definindo os locais que receberão esses equipamentos que são unicamente para a destinação de materiais recicláveis.
A cidade realiza a coleta seletiva por meio do programa Recicla Mauá, criado em 2021 e desenvolvido pela gestão em parceria com a Coopercata (Cooperativa de Catadores de Mauá). A equipe, composta por 12 mulheres e nove homens, recolhe materiais em papel, papelão, plástico e vidro.
Leia mais:
– Mauá recebe troféu por avanço na coleta e tratamento de esgoto
– Aleitamento Materno recebe incentivos na rede de Saúde de Mauá
– Programa de atividades físicas em Mauá mais que dobra número de usuários em 4 meses
Além de remunerar os catadores com o lucro das vendas, a ação protege o meio ambiente porque diminui a quantidade de lixo enviada para o aterro sanitário, evitando a liberação de substâncias tóxicas na natureza.
Atualmente são 312 vias atendidas, em seis bairros: Vila Assis Brasil, Jardim Pedroso, Jardim Guapituba, Parque das Américas, Jardim Sônia Maria e Parque São Vicente, além de 40 pontos de entrega voluntária (PEVs) em prédios públicos, escolas, empresas e condomínios.
Por meio do Programa Mauá Recicla foram coletadas 209 toneladas de resíduos recicláveis desde 2021, isso com a colaboração da população e dos funcionários da Prefeitura. Desse total, mais de 85 toneladas, apenas este ano.
Os ecopontos estão localizados nos seguintes endereços:
- Avenida Guerino Stella, próximo ao n° 357, Jardim Zaíra;
- Avenida Jesuíno Nicomédio dos Santos esquina com a Rua Sebastião Antônio da Silva, Jardim Zaíra 4
- Rua Luiz Pacolla, 21, Jardim Itapeva
- Rua José Pedro Correa, Jardim Feital
- Avenida Papa João XXIII, altura do n° 1.413 (ao lado do pátio de veículos), Vila Noêmia
Mais informações no endereço: https://recicla.maua.sp.gov.br.