A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Educação, reativou o Fórum Municipal de Educação na noite desta sexta-feira (27), com o objetivo de dar início à revisão do Plano Municipal de Educação. A ação marca o início de um novo ciclo de planejamento e debate coletivo sobre os rumos da educação na cidade, alinhado às diretrizes dos planos nacional e regional.
O evento, realizado no auditório da Secretaria de Educação, contou com a presença de representantes do poder público, profissionais da educação, sindicatos, estudantes e especialistas. A mesa de abertura reuniu o secretário de Educação, Gilmar Silvério, o secretário de Relações Institucionais, Edilson de Carvalho, o deputado estadual Rômulo Fernandes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Juninho Getúlio, o coordenador do Fórum, Mauro César Nogueira, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Letícia Brito.
A palestra da noite foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Salomão Ximenes, coordenador do Observatório de Políticas Públicas Educacionais do Grande ABC, que destacou a importância da participação social na construção de políticas educacionais mais eficazes e democráticas.
“Este Fórum é um sinal importante que Mauá envia ao País sobre a força do trabalho conjunto e da gestão democrática. Que essa mobilização inspire também o processo de construção do novo plano nacional. O Observatório está à disposição para contribuir com diagnósticos qualificados e troca de experiências, visando uma educação pública cada vez melhor”.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Letícia Brito, reforçou a importância do trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade.
“A educação precisa ser pensada de forma integral, com apoio de diferentes setores. A construção de políticas sólidas passa pelo diálogo coletivo”, falou.
Já o secretário Gilmar Silvério ressaltou a importância do espaço participativo para revisar metas, enfrentar desafios e buscar novos caminhos para o fortalecimento da rede municipal de ensino.
“O Fórum é o guardião dos planos de educação. Muitas metas avançaram, outras enfrentaram desafios, especialmente de ordem financeira. Precisamos discutir novas estratégias, inclusive novas fontes de financiamento para seguirmos fortalecendo a educação que sonhamos”, afirmou.
O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído em 2014, estabeleceu metas para um período de 10 anos, que serviram de base para a criação dos planos municipais, que agora passam por revisão.
A primeira reunião de trabalho do Fórum Municipal de Educação de Mauá está marcada para a próxima quarta-feira, dia 1 de outubro, às 19h, também no auditório da Secretaria de Educação.







