A Prefeitura de Mauá promoveu neste sábado (08) uma ação de saúde ocular para 60 alunos que estão inscritos no sistema de regulação da Secretaria de Saúde, por meio do programa Novos Olhares, que chega à sua segunda fase neste ano.
Os alunos têm algum grau de deficiência visual. A ação integra o trabalho das Secretarias de Relações institucionais, Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana e ainda tem o apoio do Rotary Club de Mauá, Pessoal Saúde, Alpha Diagnose, Touro Seguradora e uma ótica parceira.
A primeira edição do projeto foi realizada nos dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2024.
Em 2025, a primeira fase foi em 29 de agosto, com 56 alunos da rede municipal, do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Para receberem os óculos, os alunos fazem o Teste Ortóptico, que avalia o alinhamento dos olhos em todas as posições do olhar e a percepção de estímulos visuais, permitindo verificar a ocorrência de estrabismo e ambliopia.
Em seguida, uma pré-avaliação, por meio de um aparelho computadorizado chamado de “AUTO REFRATOR”, fornece informaçõe que serão anexadas à ficha de atendimento e auxiliam o exame médico.
Finalmente, é feito um exame oftalmológico, para encaminhamento a especialistas no exame de mapeamento de retina, comumente chamado “exame de fundo de olho”, que permite analisar a região central e periférica da retina, o nervo óptico, o vítreo e os vasos sanguíneos.
Com tudo isso, os médicos visualizam a saúde interna do olho, inclusive aspectos como: diabetes, hipertensão, problemas neurológicos, reumáticos, hematológicos, glaucoma, tumores, lesões e degenerações da retina.
Por fim, os alunos escolhem a armação e fazer os ajustes para mais conforto.
“Esta é uma ação que possibilita melhorar o rendimento escolar e a inclusão, além de reduzir a evasão”, analisou o secretário de Relações Institucionais, Edilson de Paula.
“Ações como essa reforçam nosso compromisso com a inclusão social, fazendo parcerias importantes que contribuem cada vez mais para promover a saúde em toda a sociedade”, destaca a diretora médica da Pessoal Saúde, Rosana Barnez.







