A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá tem incentivado o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.
Os plantios envolvem as equipes do Departamento de Parques e Jardins, iniciativas dos munícipes e ocorrências de compensação ambiental, como o que está sendo realizado nesta semana na região do Jardim Itaussu.
Neste caso, é uma compensação ambiental na Estrada do Regalado, no entorno do nº 81, em virtude da construção da Escola Municipal João Rodrigues Ferreira, em Área de Preservação Permanente (APP).
A obra demandou intervenção que resultou na formalização do Termo de Compromisso e Recuperação Ambiental, firmado junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), para o plantio compensatório de 1.205 árvores nativas da Mata Atlântica, observando-se critérios de restauração ecológica.
Outra ação de incentivo à cobertura verde na cidade é o plantio de flores e plantas nas praças, avenidas e canteiros.
Um dos locais que ficaram mais floridos é a entrada da cidade pela Avenida João Ramalho, com a revitalização e o lavoura de flores e plantas exóticas.
Uma alternativa de incentivo ao reflorestamento em Mauá envolve munícipes, empresas e escolas municipais, estaduais e particulares, por meio do programa ‘Árvore da Minha Vida’.
Só durante a Semana da Árvore, a visitação de 200 alunos das escolas municipais Herbert de Souza e Guimarães Rosa, no Parque Ecológico Oswaldo Dias, resultou em dezenas de mudas nativas da Mata Atlântica plantadas.
Na mesma ocasião, funcionários da empresa Braskem fizeram plantio, no Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia, além dos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, que plantaram 71 mudas em homenagem ao aniversário da cidade.
Vários munícipes, no Parque da Juventude, somaram 100 novas plantas.
Apenas entre janeiro e agosto de 2025, foram 448 árvores plantadas, de 2021 a 2024: 10.114 árvores (plantadas pela equipe do viveiro municipal) + 10330 (plantadas via Termo de Mauá tem 5,2 km² de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e 11,55 km² de florestas.
A árvore mais antiga de Mauá é a Paineira, localizada na Praça que leva seu nome e que completou 100 anos.
Com as ações da Prefeitura, foram plantadas mudas das espécies jerivá, aroeira-pimenteira, ipê amarelo, canelinha, aroeira-salsa, cabeludinha, urucum, araçazeiro e pau-cigarra, além de arbustos e flores ornamentais.
“Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a cobertura vegetal do município, como forma de ampliar a vegetação nativa, a cobertura verde e melhorar a qualidade do ar e de vida para a nossa população”, afirmou o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Rogério Santana.
Mauá, segundo o Instituto MAP Biomas, tem uma cobertura de 18,6%, o que equivale a 1.155 hectares, majoritariamente localizados nas Área de Proteção Permanente (APPs) e na região dos pesqueiros.