Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do Novembro Azul, voltado à prevenção do câncer de próstata e à promoção da saúde masculina, a Prefeitura de Mauá realizou nesta quarta-feira (26) a ação ‘Azul na Rua’.
Sob coordenação da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, a atividade levou para a Praça do Relógio, região central da cidade, orientações sobre cuidados preventivos e oferta de serviços gratuitos à população, como aferição de pressão arterial, vacinação contra a Influenza (gripe) e testes rápidos para HIV e sífilis.
Além disso, foram organizadas rodas de conversa com pequenos grupos para esclarecer dúvidas sobre a saúde masculina e o câncer de próstata – o segundo mais comum no Brasil entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Estima-se que um em cada seis homens desenvolva a doença ao longo da vida. Em 2024, o Brasil registrou mais de 65 mil casos de câncer de próstata, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).
“O Novembro Azul é uma oportunidade para incentivar os homens a se cuidarem. Muitas vezes, o público masculino se distancia dos serviços de saúde, e ações como esta são fundamentais para promover a conscientização e o autocuidado”, afirmou Silvia Marangoni, coordenadora da Atenção Especializada de Mauá.
Outro ponto da ação foi a realização de testes rápidos para HIV e sífilis.
Na segunda-feira (24), Mauá deu início à campanha ‘Fique Sabendo’, cujo objetivo é estimular o diagnóstico precoce de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A mobilização seguirá até 12 de dezembro.
E neste sábado (29) será organizado o Dia D da campanha, com a abertura excepcional do CRS (Centro de Referência em Saúde), das 8h às 16h, para ampliar a realização de testes.
Centenas de moradores, incluindo pessoas em situação de rua, foram atendidas nesta quarta-feira por equipes dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), do CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá), do CER (Centro Especializado em Reabilitação), do CRS, da Atenção Primária, das Vigilâncias em Saúde, do Centro Pop, do Consultório na Rua e da Educação Permanente, que organizou a participação de alunas de enfermagem no evento.
Ao todo, entre 9h e 15h, foram aplicadas 33 doses do imunizante contra a gripe, coletados 57 testes rápidos (com 11 diagnósticos positivos para sífilis) e 152 pessoas tiveram a pressão arterial aferida.
“Esta ação exemplifica como é possível levar serviços essenciais de saúde até as pessoas que mais precisam. Nossa gestão tem trabalhado para atingir todas as áreas da cidade e alcançar, principalmente, aqueles que, por diversas razões, não conseguem acessar os serviços de saúde convencionais. Estamos fazendo saúde de forma integral e humanizada”, afirmou Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde.
O ‘Azul na Rua’ é parte de série de iniciativas que a Prefeitura de Mauá tem promovido no mês de novembro para destacar a saúde masculina e a importância da prevenção.
Mesmo com a proximidade do fim do mês, as atividades não param.
Na noite da terça-feira (25) –, por exemplo, atividade extramuro no Centro Pop foi organizada pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Magini para levar serviços como vacinação, testes rápidos e orientações sobre saúde a um público que tem dificuldades em buscar atendimento nas unidades de saúde.







