Em evento realizado no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, na região central da cidade, a Prefeitura de Mauá encerrou oficialmente nesta quarta-feira, 30 de abril, a agenda de ações relacionadas ao Abril Verde, voltado à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho.
Durante todo o mês, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), órgão ligado à Secretaria de Saúde de Mauá e que abrange os municípios de Ribeirão Pires e de Rio Grande da Serra no atendimento especializado em saúde do trabalhador, realizou série de atividades para divulgar informações sobre acidentes de trabalho e adoecimento ocupacional, sempre com o objetivo de promover, proteger e recuperar a saúde dos envolvidos, reduzindo a morbimortalidade e buscando melhorias no ambiente de trabalho.
Funcionários da Prefeitura de Mauá, do Cerest e da Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador) realizaram palestras e debateram com plateia formada por trabalhadores das três cidades citadas acima, além de representantes de empresas e técnicos de segurança, temas relacionados ao assunto.
Também foi uma oportunidade para homenagear as pessoas acometidas por doenças ocupacionais, sempre destacando a necessidade de melhorias contínuas nas condições de trabalho.
“Nossa luta diária é para que o servidor tenha condições adequadas de trabalho e possa desenvolver as suas atividades em segurança. Como sempre fazemos questão de destacar: trabalhar, sim; adoecer, não”, afirmou Katia Navarro Watanabe, secretária-adjunta de Saúde de Mauá.
O mês foi escolhido para conscientização sobre o tema por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, quando uma explosão em mina no estado norte-americano da Virgínia matou 78 mineiros. A data passou a ser lembrada como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho.