Uma orquestra, comidas típicas de festejos juninos, serviços de saúde e muito mais, recepcionaram os convidados do 3º Arraiá da Cidadania, promovido pela secretaria de Assistência Social (SAS), no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), nesta segunda-feira (15). O objetivo da atividade foi promover a inclusão e a ressocialização da população de rua.
Cerca de 200 pessoas passaram pelo local, entre atendidos pela equipe do Centro Pop, autoridades, funcionários da SAS e convidados. Além de comidas típicas, o evento foi marcado pela iniciativa de reunir serviços públicos, a fim de resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua. Foram ofertados serviços de saúde pelo Consultório na Rua, com vacinação e cuidados básicos, da Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, para cadastramento de currículos e divulgação de vagas para cursos de qualificação profissional e atendimento jurídico realizado pela Defensoria Pública. Além disso, voluntários fizeram corte de cabelo e barba, e uma emocionante apresentação cultural do concerto instrumental ” Do Erudito ao Popular”.
“Assim como em todas as áreas da Prefeitura, desde 2021, as políticas voltadas para a assistência social de Mauá passam por reconstrução. E esse processo com certeza passa para oferecermos condições de inclusão e garantia de direitos a todos os cidadãos, inclusive para a população em situação de rua. Por isso, um Arraiá como este, ajuda na ressocialização ao promover interação e permitir acesso a serviços básicos de saúde, uma recolocação profissional, uma atividade cultural e um momento de maior descontração”, explica a secretária de Assistência Social, Xênia Sousa Díspore.
O Centro Pop foi recuperado e reformado pela atual gestão. Sendo assim, virou uma referência regional no serviço ao voltar a ter condições para prestar um atendimento digno à população em situação de rua. O local é mais do que um simples abrigo ao viabilizar ao cidadão em situação de rua seu retorno ao convívio familiar, bem como o acesso ao mercado de trabalho e outros direitos sociais.
Operação Inverno 2024
Desde o dia 25 de maio, a Prefeitura redobrou a atenção para o atendimento da população em situação de rua por conta do frio intenso. E, em 1º de junho, foi lançada oficialmente a Operação Inverno 2024. O trabalho é coordenado pela secretaria de Assistência Social e conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, da Secretaria de Saúde, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal. O objetivo é oferecer um atendimento às pessoas em situação de rua, nas noites mais frias do ano. Além disso, os abrigos municipais ampliam a oferta de vagas no período noturno de 40 para 70.
Desde o início das atividades dessa temporada, foram realizados 1059 acolhimentos. Em média 23 por noite. Foram promovidas ainda 643 de abordagens sociais e 330 cobertores distribuídos.
Nas ruas, as equipes fazem a busca ativa, sempre que os termômetros marcarem menos de 15ºC, e tentam sensibilizar as pessoas para que se protejam do frio e procurem pelos serviços de acolhimento noturno do município. Quem aceita é levado ao Albergue Municipal ou ao Centro Pop. Além do pernoite, todos os atendidos têm acesso a itens de higiene pessoal e alimentação. Quem não aceita o acolhimento, também é atendido e recebe alimentação e cobertor.
Durante a vigência da Operação Inverno 2024, quem quiser acionar o serviço social pode realizar, 24 horas por dia, pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 153 (GCM) ou das 8h às 17h, no número 4547-1061 com a equipe do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). O endereço é Avenida Washington Luiz, 625, Jardim Cerqueira Leite.