A Prefeitura de Mauá realizou, na última semana, uma audiência pública para apresentar e debater a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes e contou com a participação do secretariado municipal e da sociedade civil.
Durante a audiência, a Secretaria de Finanças fez uma apresentação técnica sobre a LDO, destacando sua importância no planejamento das ações e investimentos do município para o próximo ano. Ao final, os participantes puderam contribuir com sugestões e propostas por meio de formulários impressos e eletrônicos.
A LDO, como o próprio nome diz, estabelece diretrizes e parâmetros que orientam a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Já o Plano Plurianual-PPA define os objetivos e investimentos de médio prazo, com validade de quatro anos.
No entanto, a LDO de 2026 não conterá o detalhamento das metas e prioridades, uma vez que essas serão definidas no Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O calendário de construção do PPA será anunciado em breve pela Prefeitura.
Por essa razão, as contribuições da população na audiência e na consulta pública em andamento terão papel fundamental na definição das diretrizes que comporão o próximo ciclo orçamentário de médio prazo. A participação popular é essencial para garantir que as políticas públicas atendam às reais necessidades da cidade, além de tornar o processo mais transparente e democrático.
A Prefeitura mantém aberta, até o dia 30 de abril, a consulta pública sobre a LDO 2026. Os moradores podem enviar sugestões pelo link: https://tinyurl.com/ldomaua2026.
As contribuições recebidas também serão consideradas na construção do PPA 2026-2029, reforçando o compromisso da gestão municipal com a transparência e a escuta ativa da população no planejamento das ações da cidade.