A Prefeitura de Mauá iniciou o processo de licitação para a construção da primeira Policlínica da cidade.
A expectativa é que sejam investidos cerca de R$ 30 milhões, entre recursos enviados pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e contrapartidas do município.
A abertura das propostas está marcada para o dia 29 de outubro.
De acordo com a Secretaria de Obras, o terreno está localizado na Rua Alcides Nóbrega, esquina com a Avenida Dom José Gaspar, na Vila Assis Brasil.
A Policlínica terá quase 6,3 mil metros quadrados.
O espaço contará com centenas de procedimentos, exames e consultas, entre eles: ecocardiograma, eletroencefalograma, ergometria, eletroneuromiografia, ressonância magnética, tomografia, pequenas cirurgias, núcleo de saúde da mulher, audiometria, mamografia, núcleo de cuidado integral à vítima de violência e núcleo de cuidado integral à saúde do homem.
A estrutura foi planejada para 34 consultórios, 10 salas para procedimentos individualizados, 10 áreas de espera, 90 salas de apoio, além de um ginásio de fisioterapia, sala de coleta laboratorial e dois centros cirúrgicos.
O projeto ainda prevê salas especializadas: quatro de ultrassom, uma de ultrassom com doppler, uma de mamografia, uma de tomografia, uma de raio-X, uma de densitometria óssea, uma de ressonância magnética, uma cabine de audiometria, duas de endoscopia, uma de ergometria, uma de eletroneuromiografia, uma de eletrocardiograma, uma de eletroencefalograma e uma de ecocardiograma.
Para o prefeito Marcelo Oliveira, a construção da Policlínica representa um marco no fortalecimento da rede pública de saúde e é resultado de um esforço coletivo.
“Essa obra é fruto de muito trabalho e parceria com o Governo do presidente Lula. Estivemos diversas vezes em Brasília para garantir recursos e trazer projetos que transformem Mauá. A Policlínica é mais um passo importante para melhorar a qualidade de vida da nossa gente, porque cuidar das pessoas é o que move o nosso trabalho e o nosso amor por Mauá”, destacou o prefeito.
No total, a Policlínica de Mauá deve reunir cerca de 166 ambientes, consolidando-se como um dos maiores investimentos em saúde da história recente do município.