Nesta quinta-feira (31/07), serão apresentados oficialmente os 50 novos ônibus que vão compor a frota do transporte coletivo municipal.
O evento será realizado na Avenida Antonia Rosa Fioravanti, ao lado do Poupatempo (no local onde ocorre a feira livre aos sábados).
Esta é a segunda entrega de novos veículos desde o início do primeiro mandato do prefeito Marcelo Oliveira.
A primeira foi realizada em dezembro de 2023, quando outros 50 ônibus foram incorporados à frota.
Com isso, o total de veículos renovados chega a 100 unidades.
Além de modernizar a frota, os novos veículos ampliam a capacidade de atendimento, já que todos são de grande porte e vão substituir modelos menores.
Os ônibus são fabricados pela Mercedes-Benz, com carroceria Marcopolo, e atendem às normas do sistema Euro 6 — regulamentação europeia de controle de emissão de poluentes para motores a diesel, em vigor no Brasil desde janeiro de 2023.
A expectativa é de uma redução de cerca de 75% na emissão de poluentes. A fiscalização dessas normas é feita pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Todos os veículos são acessíveis a pessoas com deficiência e contam com poltronas confortáveis, Wi-Fi gratuito, tomadas USB para recarga de celulares, rastreamento por GPS, climatização e suspensão a ar (no caso dos veículos de grande porte).
Com essa entrega, a idade média da frota municipal passa a ser de aproximadamente dois anos e meio — uma das mais baixas da Grande São Paulo.







