Para celebrar o Mês da Mulher, a Prefeitura de Mauá, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), está promovendo uma ação voltada para a saúde e o bem-estar das mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Beneficiárias do programa Bolsa Família estão recebendo pacotes de absorventes, como parte de uma iniciativa para garantir dignidade menstrual e reduzir impactos da pobreza menstrual.
Essa atividade integra a campanha da Prefeitura chamada “Mauá É Delas”.
O início dessas entregas foi no CRAS São João. Além da distribuição, a ação inclui rodas de conversa e orientações sobre autocuidado, reforçando a importância da informação e do acesso a recursos básicos de higiene.
Além desses temas foram abordados assuntos como segurança alimentar, a importância da vacinação das crianças, métodos contraceptivos, violência doméstica, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), além de direitos das mulheres e potencialidades.
A secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, destaca que a iniciativa vai além da entrega dos absorventes.
“Essa ação representa um compromisso com a dignidade das mulheres. O acesso a itens básicos de higiene é um direito, e queremos proporcionar não apenas esse recurso essencial, mas também um espaço de acolhimento e diálogo sobre a saúde feminina”, afirmou.
A iniciativa busca ampliar o debate sobre a pobreza menstrual e incentivar políticas públicas que garantam o acesso contínuo a produtos de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade.