Os equipamentos públicos de Mauá seguem ganhando vagas exclusivas de estacionamento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Até o momento já receberam as demarcações o Paço Municipal, Parque da Juventude, UPAS da Vila Magini, Vila Assis, Barão de Mauá, Zaíra, Gruta Santa Luzia e Secretaria de Assistência Social.
Além de atender a Lei Municipal nº 6.136/2023 e a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a ação marca a atuação da recém-criada Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, que desenvolve a iniciativa em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana.
Nos próximos dias serão demarcadas vagas exclusivas em outros equipamentos púbicos, como Hospital Nardini, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros pontos.
CIPTEA
O documento oficial da Prefeitura de Mauá que comprova o direito ao uso da vaga especial para autistas é a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA).
Pode ser emitida em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. A CIPTEA também garante prioridade em filas, o pagamento de meia entrada em eventos esportivos e culturais de Mauá, entre outros direitos.