O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, foi convidado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos para integrar a Delegação Brasileira de Prefeitos na Asia Pacific Cities Summit (APCS) & Mayor’s Forum 2025, que será realizada entre os dias 27 e 29 de outubro, em Dubai.
O convite vem em reconhecimento ao bom momento do município na transparência fiscal e na comprovação de responsabilidade no trato com o dinheiro público — área em que Mauá se tornou referência desde 2021.
Todos os custos da viagem ficarão por conta dos organizadores do evento.
O chefe do executivo mauaense viaja na noite deste domingo para participar da conferência que reunirá líderes municipais de todo o mundo, onde debaterão temas como desenvolvimento urbano sustentável, cidades inteligentes, inovação econômica e parcerias internacionais.
“Me senti muito honrado com esse convite, pois é mais uma prova de que a credibilidade de Mauá voltou. Desde 2021, está em andamento o processo de reconstrução da nossa cidade. Isso passou também pela parte administrativa e financeira, o que tem possibilitado um ambiente mais saudável para novos negócios”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
Segundo ele, o momento é ideal para abrir portas a novos investimentos, inclusive internacionais, isso graças aos recentes reconhecimentos, tanto do Tesouro Nacional, quanto do Tribunal de Contas do Estado, sobre a transparência fiscal do município e também o cuidado com a utilização do dinheiro público.
“Depois de décadas, Mauá está apta a receber recursos federais e também do exterior para desenvolver projetos de modernização e garantir mais qualidade de vida ao nosso povo”, acrescentou.
De acordo com a Embaixada, a cúpula tem como objetivos promover oportunidades de investimento e cooperação entre municípios brasileiros e investidores dos Emirados Árabes Unidos, facilitar o intercâmbio de boas práticas em planejamento urbano e inovação e estimular a troca de conhecimento acadêmico e pesquisas colaborativas.
A delegação brasileira será composta por 15 prefeitos de diferentes estados, cada um podendo ser acompanhado por um representante, totalizando até 30 participantes.
A programação inclui diálogos de alto nível com autoridades governamentais e empresários locais, além de atividades de networking voltadas à formação de parcerias estratégicas de longo prazo.
O prefeito participará do evento representando uma cidade com quase 429 mil habitantes.
Mauá é a 15ª maior em população no Estado de São Paulo e ocupa a 19ª posição no ranking econômico estadual, com um PIB de R$ 20,8 bilhões — sendo 37,3% oriundo da indústria e 46,9% do setor de serviços.
O município apresenta IDH de 0,766, considerado alto, o que reforça sua relevância no ABC.
Em 2024, Mauá somou US$ 261 milhões em exportações para mercados da América Latina, Estados Unidos e Europa, com custos logísticos até 30% menores que os da capital.
Durante o evento, Marcelo Oliveira estará acompanhado do secretário de Governo, Hélcio Silva. Neste período, assume a prefeitura o vice-prefeito, juiz João Veríssimo.







