Mauá conta desde março de 2023, com um Posto de Coleta de Sangue viabilizado pela Prefeitura e administrado pela Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue). Nesta semana, a equipe do Posto de Coleta emitiu um alerta para o nível baixo do estoque que abastece hospitais da região, entre os quais o Hospital de Clínicas Dr Radamés Nardini. A disponibilidade de alguns fatores sanguíneos é suficiente para cinco dias. Por isso, é muito importante que quem puder, doe sangue.
Os níveis mais críticos, ou seja, que necessitam urgentemente de doadores, são os tipos sanguíneos de fator negativo: A, B, AB e O. Além disso, também requer atenção especial o estoque de O positivo.
O Posto de Coleta de Mauá, desde a inauguração, já arrecadou 18.354 bolsas de sangue. Se cada uma delas puder ajudar até quatro pacientes, é possível dizer que mais de 73 mil vidas podem ter sido salvas, graças a essa iniciativa.
Lembrando que, para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira coleta antes dos 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e alimentado, porém evitar refeições gordurosas três horas antes. Por isso é realizada a triagem do candidato.
O material recebido é encaminhado para o hemocentro da Colsan, em São Bernardo. E rende hemocomponentes como concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, enviados a hospitais públicos do ABC.
O horário de funcionamento do Posto de Coleta de Sangue de Mauá é de segunda a sábado, das 8h às 12h30. A doação poderá ser agendada pelo aplicativo COLSAN, que pode ser baixado na Google Play Store e Apple Play Store. Existe a opção sem a marcação da coleta, por ordem de chegada no local. O posto conta com médico, enfermeiro, captadora, técnico em enfermagem e recepcionista, além de apoio operacional.
No local é necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto contendo CPF e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional ou de habilitação). Menores de 18 anos, acompanhados de adulto, deverão levar o Termo de Autorização de doação preenchido, com firma reconhecida em cartório e RG (original e cópia) de ambos. Outras informações podem ser obtidas no link: https://colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/.