A Prefeitura de Mauá iniciou nesta segunda-feira (21) uma série de ações educativas para conscientizar a população sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya. A iniciativa faz parte da Semana Estadual de Mobilização Contra o Mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor dessas doenças.
Entre as atividades está uma exposição de maquetes nesta terça-feira (22), em supermercado atacadista no Parque São Vicente. O objetivo é orientar sobre os cuidados em imóveis, como cobrir caixas d’água e manter calhas limpas — o Aedes aegypti se reproduz em água parada.
A atividade terá sequência nesta quinta-feira (24), na Secretaria de Saúde, e na sexta (25) em supermercado na divisa com Ribeirão Pires. No sábado (26), Dia D Contra o Aedes aegypti, a exposição estará na Rua Havana, no Parque das Américas. Nesta data, os Agentes de Endemias e ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) farão a vistoria de prevenção e orientação casa a casa no território.
Até novembro deste ano, Mauá registrou 87 casos de dengue, um de chikungunya e nenhum de zika.
Na cidade são feitas duversas atividades de prevenção contra o mosquito durante o ano. O trabalho inclui visitas em imóveis, pontos estratégicos (ferros-velhos), imóveis especiais (unidades básicas de saúde e escolas) e ADL (Avaliação da Densidade Larvária) para verificar a infestação e bloqueios em regiões de casos suspeitos.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, no corpo e atrás dos olhos e manchas pelo corpo. Já a chikungunya causa febre e dor nas articulações, enquanto a zika provoca febre baixa e mal-estar. Ao perceber qualquer sinal destas enfermidades, procure o médico.