Desde o dia 16 de abril, o tradicional Parque do Guapituba, em Mauá, passou a se chamar oficialmente Parque Natural Municipal Prefeito Oswaldo Dias.
A mudança foi oficializada pela Lei nº 6.277, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Marcelo Oliveira. A publicação foi feita no Diário Oficial do Município.
A proposta que deu origem à lei é de autoria do vereador José Luiz Cassimiro, amigo pessoal do ex-prefeito Oswaldo Dias, que morreu em agosto de 2024, em decorrência de problemas pulmonares.
Oswaldo esteve à frente do Executivo mauaense por dois mandatos: de 1997 a 2004 e de 2009 a 2012.
Com cerca de 575 mil metros quadrados de área verde, o parque é um dos principais espaços de lazer e contato com a natureza na cidade. É indicado para caminhadas, prática de atividades físicas e observação de aves.
O projeto de preservação ambiental prevê o mínimo de interferência humana, com o objetivo de proteger as espécies que habitam a região.
O Parque Prefeito Oswaldo Dias fica na Avenida Capitão João, 3220, no Jardim Guapituba. O local funciona diariamente, das 7h às 17h. O estacionamento, localizado próximo ao terminal de ônibus, fecha às 16h45.
Quem foi Oswaldo Dias
Natural de Guarani, na Zona da Mata mineira, Oswaldo Dias nasceu em 13 de julho de 1942. Aos 20 anos, deixou sua cidade natal rumo ao Rio de Janeiro, e depois se estabeleceu em Mauá.
Antes de ingressar na política, trabalhou como metalúrgico e se associou ao Sindicato em 1979. Naquele período, durante a ditadura militar, o engajamento sindical era malvisto pelo regime, o que resultou em sua demissão da empresa Limasa, localizada em São Bernardo.
Ainda exerceu sua profissão nas empresas Sherwin Williams e Firestone, ambas em Santo André.
Além de atuar na indústria, Oswaldo também teve participação importante na área da educação. Formado em Geografia e Ciências Sociais, deu aulas em uma escola estadual em Mauá, contribuindo para a formação de muitos jovens.
Visitas Monitoradas
A Prefeitura de Mauá oferece visitas monitoradas ao Parque Prefeito Oswaldo Dias e ao Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia para unidades escolares e entidades interessadas.
O agendamento pode ser feito com a Secretaria de Meio Ambiente pelos e mails educacaoambiental@maua.sp.gov.br ou areasverdes@maua.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 4512-7775.
Lazer e aprendizado
A Prefeitura mantém esse espaço que promove lazer, aprendizado e contato com a natureza. Localizado próximo à divisa com Ribeirão Pires e à estação Guapituba da CPTM, o parque abriga um fragmento remanescente da Mata Atlântica e tem recebido investimentos constantes desde 2021.
Como resultado dessas melhorias, a média mensal de visitantes dobrou no último ano, passando de três mil para seis mil pessoas.
Os frequentadores do parque destacam as melhorias realizadas pela Prefeitura, refletidas nas avaliações positivas que atingem 98%.
Entre as ações implementadas estão a instalação de um novo playground e academia ao ar livre, reforma do deque, implantação de um jardim medicinal e novas lixeiras ecológicas feitas de paletes. Além disso, o viveiro do parque pretende, em breve, fornecer mudas aos munícipes, incentivando o plantio e a preservação ambiental.
Jardim das Abelhas Sem Ferrão
Uma das atrações mais encantadoras do parque é o Jardim das Abelhas Sem Ferrão, localizado próximo à entrada da Avenida Capitão João, ao lado da casa amarela.
O espaço conta com cinco colmeias de abelhas nativas das espécies Jataí, Mandaçaia, Lambe-olhos e Bugia. Além da beleza das flores cultivadas no local, como azaleias, sampatiens, bromélias, margaridas, vedélias e begônias, a seleção das plantas foi planejada para fornecer alimento e matéria-prima para esses polinizadores essenciais.