A Campanha Inverno Solidário, coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Mauá, apresentou o balanço da Operação Inverno, que durou de 15 de maio, noite da primeira frente fria que avançou pela região, até 30 de setembro.
Ao todo, 4.300 pessoas foram abrigadas no Centro POP e Albergue Noturno.
Foram mais de 65 mil peças de roupas e 3000 abordagens. Só de cobertores foram 3 mil, além de 1700 abordagens, pelas equipes durante as madrugadas.
“Quero agradecer à população da cidade e empresas parceiras, que foram generosas e solidárias, pensando no próximo, em quem estava passando frio em vulnerabilidade. Fizemos a nossa parte, nossas equipes foram para as ruas nas madrugadas geladas, estivemos atentos, mas nada seria possível sem a população de Mauá”, afirmou a secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, que também preside o Fundo Social de Solidariedade.
Operação Inverno
A cada noite em que a temperatura ficou abaixo de 15ºC, a Operação Inverno reuniu a equipe formada por orientadores e assistentes sociais, Defesa Civil e Secretaria de Saúde (Ambulatório de Rua), para convidar as pessoas em situação de rua para serem atendidas no Centro POP, com banho, roupas limpas, alimentação e repouso.
Em média, 30 pessoas foram abordadas a cada noite, além de plantão das equipes. Espontaneamente, mais de 60 pessoas procuravam o Albergue Noturno ou Centro POP.
As pessoas em situação de rua recebiam um kit, com lanche, doce ou fruta e uma caixa de suco e cobertor.