A nova etapa da vacinação contra a Covid, iniciada em 12 de dezembro, avança em Mauá.
A Prefeitura iniciou nesta quinta-feira (28/12), a aplicação da nova dose de reforço com a bivalente, em pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos.
Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde, diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da doença no país.
As pessoas deste grupo devem apresentar, além do RG e da carteira de vacinação com o registro das doses anteriores, um comprovante da condição de risco (laudo, exame ou receita).
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid, em 19 de janeiro de 2021, a secretaria de Saúde de Mauá já aplicou 1.307.547 desse total, 98.882 são da versão bivalente do imunizante.
Leia mais:
– Mauá tem 128 vagas abertas para cursos gratuitos
– Mauá entrega mais uma rua pavimentada na região do Sertãozinho
– Mauá entrega UBS Parque São Vicente reformada e ampliada
São considerados imunocomprometidos aquelas pessoas cujo mecanismo de defesa (sistema imunológico) estão comprometidos. Esse quadro é apresentado em pacientes oncológicos, soropositivos ou transplantados, portadores de imunodeficiência primária grave e doenças autoimunes.
Grupo considerado extremamente de risco são os pacientes com transplante recente de medula óssea.
A aplicação é feita nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 9h às 16h – as unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 operam das 9h às 20h.
Todos devem apresentar documento com foto (RG ou CNH) e carteirinha de vacinação.
Além desse público, a vacina bivalente também está disponível para quem tenha a partir dos 60 anos e em quem vive em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e Residências Inclusivas (Ris).
Se o idoso tiver dificuldades de locomoção, uma pessoa da família deve entrar em contato com a UBS para agendar e realizar a vacinação na residência.