O prefeito Marcelo Oliveira assinou nesta segunda-feira (4), a Ordem de Serviço para a construção da Casa Afro de Mauá. O ato ocorreu no terreno onde será erguida a edificação, na Avenida José Ricardo Nalle, s/n, Jardim Primavera (na altura do cruzamento com a Avenida Sr José Pereira).
O objetivo do espaço é pensar em uma Mauá mais justa e igualitária, no que se refere principalmente às políticas afirmativas e, sobretudo, às políticas étnicos-raciais e afrocentradas, tendo como ponto de partida as histórias que permeiam os pioneiros da resistência negra, africana na cidade.
A Casa Afro de Mauá terá área construída de 257,42m². O custo total da obra é de pouco mais de R$ 980 mil, entre recursos da Prefeitura de Mauá e do Governo do Estado.
A edificação será composta por um salão multi-uso para palestras, apresentações, encontros temáticos e pequenos eventos, e dois anexos laterais onde se localizam, de um lado, o conjunto dos banheiros e, de outro, espaço culinário, brinquedoteca, e salas de apoio social, psicossocial e jurídico. Além disso a edificação possui duas áreas externas cobertas. Serão respeitadas todas as normas de acessibilidade para que o ambiente seja acolhedor, inclusive, às pessoas com deficiência.