Um espaço amplo, aconchegante para ajudar no desenvolvimento de crianças, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os colaboradores. Assim pode ser definido o novo prédio da Escola Municipal Profª Maria Wanny Soares Cruz, que a Prefeitura de Mauá inaugurou na manhã deste sábado. Já, a partir de segunda-feira (02/09), os alunos vão frequentar as aulas neste novo espaço e deixarão o espaço provisório que era alugado, na rua Caetano Scila. Excepcionalmente nesta segunda-feira, as aulas iniciarão às 8h.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Celma Dias, o deputado estadual, Rômulo Fernandes, o secretário de Educação, Maurício Leme, funcionários da escola e pessoas que moram no entorno da escola. A vice-prefeita, Celma Dias, se emocionou muito durante o evento. E, no seu discurso, as lágrimas escorrerão, à medida que pronunciava cada palavra.
“Para mim é muito especial esse momento, pois se torna inevitável me lembrar do Profº Oswaldo Dias, meu companheiro por 53 anos, que nos deixou recentemente. Ele sempre nos transmitiu a necessidade de pensarmos numa educação de qualidade, e conseguiu construir e inaugurar 22 das 45 escolas municipais existentes hoje”, contou.
O novo prédio tem mais de 2.000 m² de área construída, e capacidade para receber 450 estudantes, aumentando em pelo menos 150 as vagas disponíveis na unidade. A edificação moderna conta com três andares e foi projetada seguindo normas e padrões de acessibilidade, incluindo elevadores.
Entre as melhorias, a escola terá 16 salas de aula, além de espaços para atividades e uma quadra poliesportiva coberta. Com um investimento de mais de R$ 10 milhões, o novo espaço foi idealizado para oferecer um ambiente agradável e propício ao aprendizado e desenvolvimento das crianças, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os colaboradores.
A Profª Maria Wanny Soares da Cruz nasceu em Sorocaba, no dia 11 de dezembro de 1937. Mudou-se para Mauá em 1964, primeiro na Vila Vitória e depois na Vila Bocaina. Foi casada com Antônio Ferreira Cruz, com quem teve dois filhos Celso Antônio e José Antônio. Lecionou em uma escola conhecida como “isolada”, no Jardim Itapeva, que era subordinada ao Grupo Escola Visconde de Mauá. A Profª Maria Wanny deu aulas ainda na EE Profª Odila Bento Mirarchi e EE Walt Disney, onde se aposentou em 1984.
No mesmo ano, tornou-se uma das pioneiras na educação inclusiva de Mauá, quando trabalhou na EE João Paulo II, para dedicar-se aos alunos surdos. Em 1990, se afastou do magistério e, por nove anos, ajudou na estruturação da APASMA (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá). Maria Wanny faleceu em 21 de janeiro de 2008.