A GCM de Mauá formou, nesta quarta-feira (4), 33 novos guardas civis municipais que passam a reforçar o patrulhamento preventivo e a proteção da população em todas as regiões da cidade.
Realizada no Paço Municipal, a solenidade contou com a presença do prefeito Marcelo Oliveira, além de autoridades da Polícia Militar, da Polícia Civil, instrutores do curso de formação, comandantes, servidores, familiares e representantes de guardas civis municipais de diversas cidades da região, reforçando a integração entre as forças de segurança, incluindo as estaduais.
Os formandos passaram por aproximadamente quatro meses de capacitação técnica e operacional com disciplinas como legislação, abordagem, mediação de conflitos, direitos humanos, ética, uso progressivo da força e atendimento à comunidade.
Desde o início da gestão do prefeito Marcelo Oliveira, o município já convocou 129 novos integrantes, com investimento superior a R$ 14,8 milhões aplicados em pessoal, além dos investimentos em estrutura, equipamentos e treinamento.
Com as convocações, a Prefeitura zerou o concurso público de 2022, chamando todos os aprovados, garantindo o reforço completo do efetivo da corporação.
O prefeito Marcelo Oliveira reforçou a prioridade dada à área. “Assumimos o compromisso de fortalecer a Guarda e cumprimos. Chamamos todos os aprovados do concurso, ampliamos o efetivo e seguimos investindo para garantir mais presença e mais proteção nos bairros.”
O secretário municipal de Segurança Pública, Matheus Ferreira, destacou o impacto direto da medida para a cidade.
“Zerar o concurso é um compromisso com a segurança da população. Significa aproveitar cada profissional aprovado e colocar mais guardas nas ruas, protegendo vidas. Estamos investindo em formação, estrutura e valorização humana, porque segurança se faz com gente preparada.”
A partir de agora, os 33 novos guardas iniciam o patrulhamento operacional, ampliando a presença da GCM em todo município.







