Quem precisa chegar ou sair do Jardim Zaíra e imediações agora tem mais uma opção de caminho. A Prefeitura de Mauá entregou oficialmente nesta sexta-feira (13), o novo trecho do Complexo Viário.
O evento que marcou a abertura da via contou com a participação da vice-prefeita Celma Dias, do deputado estadual Rômulo Fernandes, secretários municipais e representantes da comunidade.
Foram entregues mais de 600 metros de pavimento novo, passeios com acessibilidade, ciclovia, defensas metálicas, sinalização horizontal, vertical e semafórica, drenagem, paisagismo e iluminação pública com lâmpadas de LED.
Essa obra tem o objetivo de redistribuir o tráfego de veículos que tinha usava apenas a avenida Presidente Castelo Branco. As margens do rio Tamanduateí também receberam reforço na contenção.
Também passaram por obras de revitalização o entorno da Praça da Vila Magini e do Centro Pop, intervenções que incluíram recapeamento, e reforma de calçadas e da praça.
No projeto total, ou seja, abertura da via, asfaltamento, guias, sarjetas, calçadas, paisagismo, muros de contenção da encosta do morro e também para sustentação da margem do rio Tamanduateí foram investidos cerca de R$ 20 milhões.
“Precisávamos realizar uma obra bem feita e segura. Era impossível pensar nessa avenida, sem nos preocupar com o barranco e a margem do rio. Foi o que fizemos”, explicou o secretário de Obras, José Luiz Macedo.
Agora, o complexo viário Zaíra/Santa Cecília tem cerca de 1.500 metros, ligando a rua Rodolfo Passin até a rua José Madeo, no Jardim Rosina. O primeiro trecho, de 250 metros, foi entregue em junho de 2023, ligando a rua Rodolfo Passin à avenida Washington Luis.
O segundo, de 580 metros, ligando a região da UPA Magini até a rua José Madeo no Jardim Rosina, foi liberado ao tráfego em junho deste ano.