Para incentivar a adesão ao pré-natal na rede pública, a Prefeitura de Mauá, por meio da secretaria de Saúde, irá distribuir kits de enxoval às 1.700 grávidas atendidas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.
A medida faz parte das ações do Mãe Mauaense, plano de enfrentamento para reduzir a mortalidade materno e infantil.
Nesta terça-feira (20), 28 usuárias da unidade São João receberam bolsas-mochila contendo roupinhas e outros itens para bebês em cerimônia no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da região.
A sacola contém dois macacões, dois bodies, dois culotes, manta, trocador, toalha de banho, dois pares de meias e bolsa térmica.
Leia mais:
– Mauá intensifica ações de prevenção e combate à tuberculose
– Mauá entrega primeiro trecho de complexo viário do Jardim Zaíra
– Mauá lança Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Enxoval é entregue quando forem completadas 35 semanas de gestação
“O nosso objetivo é dar apoio às mães com o compromisso e responsabilidade de atendê-las da melhor forma possível. O programa é tão importante que nos fez correr em busca dos recursos. E conseguimos, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Rui Falcão, e agora poderemos entregar o kit a todas as gestantes”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
Para ser beneficiada, a grávida precisa cumprir os seguintes requisitos: seis consultas de pré-natal, uma de saúde bucal, coleta de papanicolau, dois kits de exames e esquema vacinal completo.
O enxoval será entregue quando ela completar 35 semanas de gestação e for realizar o exame de strepto (cotonete) na UBS.
O cuidado humanizado às grávidas é uma das estratégias do Mãe Mauaense. Entre as medidas do programa estão a captação precoce da gestação, por meio de diagnósticos rápidos, acesso ao planejamento reprodutivo, além de garantir a assiduidade nas consultas – do pré-natal ao puerpério.