A Prefeitura de Mauá realizou, neste sábado (7), a entrega de 120 títulos de regularização fundiária de três prédios de apartamentos no Jardim Oratório.
“Muita gente não acreditou que a gente ia entregar este, que é o principal documento do imóvel. Lá no Cartório vai estar o nome de vocês”, disse o prefeito Marcelo Oliveira aos moradores ansiosos pelo momento de tocar o documento de garantia de propriedade do imóvel.
“Este é o maior programa de regularização fundiária de Mauá, o Minha Casa Legal, e já entregamos 2100 unidades”, disse a secretária de Habitação, Eliana Caldeira.
A região foi povoada desde os anos 1960, como uma alternativa barata de trabalhadores vindos de muitos lugares do país para fazer a vida em São Paulo, sem poder escolher muito onde morar.
Diante da realidade de moradias precárias que caracterizam a região, o então prefeito Oswaldo Dias aderiu ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do segundo governo do presidente Lula, em 2009, para um antigo projeto de urbanização no bairro, elaborado por sua equipe em 2004. Com isso, os três prédios seriam construídos com 120 apartamentos para atender famílias removidas de áreas de risco.
O condomínio foi entregue em 29 de agosto de 2014, já na gestão do então prefeito Donisete Braga, com dois dormitórios cada. Além disso, foram feitas pavimentação e construção de guias e sarjetas.
Neste sábado, num evento que integra as comemorações do aniversário de 70 anos de Mauá, o prefeito Marcelo Oliveira fez a entrega dos títulos de propriedade para as famílias que moram nos três prédios. Durante a entrega, as pessoas foram recebendo uma a uma, com o documento em nome da mulher, na maioria.