A Prefeitura de Mauá manteve ao longo de 143 dias em funcionamento a ‘Operação Inverno 2022’, que realizou 5886 acolhimentos noturnos, o que dá uma média superior a 41 pessoas atendidas por dia.
No período também foram realizadas um total de 1.298 abordagens sociais. Além de pernoitarem no CentroPop ou no albergue municipal, os cidadãos receberam alimentação e produtos de higiene pessoal. A Prefeitura seguirá em alerta às possíveis previsões de baixas temperaturas e os dois abrigos seguem em funcionamento ao longo de todo o ano.
Desde 16 de maio, a ‘Operação Inverno’, que foi coordenada pela Secretaria de Assistência Social, realizou ações em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade, a Defesa Civil, a Secretaria de Serviços Urbanos, a Secretaria da Saúde e a GCM (Guarda Civil Municipal). Nesta ação integrada, equipes do município percorreram as vias da cidade quando a previsão indicava temperatura abaixo de 15ºC durante a noite para oferecer atendimento à população em situação de rua.
Além das pessoas cujas vidas foram salvas pelas ações das equipes nas ruas e pelo acolhimento noturno, o CentroPop também realiza o acompanhamento psicossocial das pessoas em situação de rua, na tentativa constante de viabilizar seu retorno ao convívio familiar, bem como o acesso ao mercado de trabalho e outros direitos sociais.
No período em que foi realizada a ‘Operação Inverno’, o CentroPop realizou a inscrição de 54 usuários no Programa Frente de Trabalho, dos quais 18 foram convocados já na primeira chamada.
Também viabilizou que 44 pessoas deixassem de viver nas ruas, retornando ao convívio familiar ou efetuando o recâmbio às cidades e Estados onde possuem rede de apoio.
Para acionar o serviço social, o munícipe pode ligar das 8h às 17h para o CentroPop (4547-1061). Os serviços que operam 24 horas são Defesa Civil (199) e Guarda Civil Municipal (153).