A Prefeitura de Mauá iniciou a reforma no Terminal Jardim Itapeva. O projeto prevê a modernização do espaço localizado na Rua Lourival de Almeida e que atende, em média, mais de 4 mil passageiros por dia, para acessar as cinco linhas municipais e duas intermunicipais. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários do transporte coletivo, proporcionando mais conforto e segurança. O valor da obra é de R$ 6,6 milhões, em recursos obtidos junto à Caixa Econômica Federal, com prazo de conclusão de 12 meses.
Entre as principais intervenções previstas estão a construção de novos banheiros, área de manobra para ônibus e refeitório para motoristas. O projeto contempla ainda a instalação de equipamentos de segurança e acessibilidade, como câmeras de vigilância. As plataformas serão centralizadas e são projetadas dentro das normas de acessibilidade.
Por conta das obras, o Terminal Jardim Itapeva ficará temporariamente fechado, a partir da segunda-feira (16/01), e os serviços de transporte coletivo serão deslocados para uma estrutura provisória, no entorno da Praça Elziro Tozato. Em 18 de janeiro, a feira livre das quartas-feiras também sofrerá alteração e passará a ser dividida em duas partes. Uma delas continuará a ser realizada na Rua Lourival de Almeida e outra passará para a Rua Donatello Forte. A medida visa garantir segurança aos trabalhadores e consumidores. Essa alteração vai permanecer durante o transcorrer das obras.
O trânsito da região também sofrerá alterações, a partir de segunda-feira (16/01). O sentido atual das vias precisará ser invertido. Ou seja, toda a Rua Donatello Forte deverá ser utilizada por quem vai no sentido da Avenida Barão de Mauá e a Rua Lourival de Almeida será acessada apenas por quem se dirige ao bairro.