A partir deste sábado (4), os idosos com 60 anos ou mais começam a receber a aplicação na cidade. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Vila Assis, Magini, Zaíra 3, Flórida e Feital irão funcionar das 9h às 16h para imunizar a população.
Também estão aptos para tomar a vacina bivalente indígenas, quilombolas e povos ribeirinhos e imunocomprometidos, acima de 12 anos – este grupo inclui indivíduos com HIV, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, pacientes em hemodiálise e oncológicos.
O novo imunizante oferece uma proteção maior contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes Ômicron. Para garantir a aplicação é preciso ter completado o esquema primário (primeira e segunda dose) há, pelo menos, quatro meses.
Mauá já aplicou 4.609 doses da bivalente desde segunda-feira (27), início desta etapa da campanha.
Na Unidade Básica de Saúde os idosos devem apresentar documento com foto (RG ou CNH) e carteirinha de vacinação. Imunocomprometidos também precisam levar laudo, exame ou receita.
Já os indígenas e quilombolas, o comprovante/declaração de pertencimento firmado pela liderança local. Para os integrantes de povos ribeirinhos é necessário apenas a autodeclaração.
Pessoas em atraso com alguma das doses contra a Covid também poderão ser imunizadas, de acordo com o recomendado pelo Ministério da Saúde para cada grupo etário. A vacina está disponível para o público a partir de 6 meses de idade.