Nesta segunda-feira (15), o Jardim Zaíra foi cenário da segunda edição da ‘Caminhada pela Vida’, evento promovido pelas unidades de saúde que compõem o Território 3 de Mauá.
A ação integrou a programação do Setembro Amarelo, campanha de valorização da vida e prevenção ao suicídio.
Vestidos de amarelo e branco, profissionais da saúde, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e moradores da região caminharam juntos por boa parte do centro comercial da Avenida Castelo Branco, levando mensagens de acolhimento, empatia e cuidado com a saúde mental.
O ato reuniu aproximadamente 200 pessoas.
A mobilização teve início na Avenida Sebastião Antônio da Silva, com trajeto sentido bairro-centro, até a entrada do bairro, entre o Sesi e a Coop.
Durante o percurso foram distribuídas mensagens de apoio e incentivo à busca por ajuda em momentos de sofrimento emocional.
O encerramento contou sorteio de brindes como forma de agradecimento às pessoas que participaram da mobilização.
Enfrentando depressão desde o fim de 2024, quando perdeu a filha com então 25 anos para um câncer, Valdeice Silva Souza, 52, citou a importância da rede de apoio.
“Há dias muito difíceis, em que não tenho vontade de levantar, de comer. Você se sente vazia, perdida. Ao acordar, não quero ficar em pé, não quero existir. Já pensei até mesmo em tirar a minha vida, mas o suporte profissional que estou recebendo e o apoio em casa e no trabalho faz com que eu siga em frente”, afirmou.
“Um abraço faz toda a diferença em nosso dia”, ressaltou, ao agradecer colaboradores da UBS (Unidade Básica de Saúde) Zaíra 3, onde ela trabalha há um ano e meio.
Com o lema ‘Juntos podemos vencer o suicídio. A vida é a melhor escolha’, a caminhada reforçou a importância de tratar a saúde mental de forma aberta, sem preconceito, e de promover espaços de escuta e acolhimento na comunidade.
A iniciativa foi organizada pelas UBSs Zaíra 1, Zaíra 2, Zaíra 3, Macuco e UPA Zaíra, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Desde o início do mês, o município vem promovendo diversas ações dentro do Setembro Amarelo, como rodas de conversa, oficinas, palestras e atividades de bem-estar emocional.







