Mauá estará ativamente envolvida no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, organizado pelo COSEMS/SP. Este evento, que começou nesta quarta-feira (17) e acontecerá até a sexta-feira (19), no Blue Med Convention Center, em Santos, será uma oportunidade crucial para compartilhar experiências e promover avanços na área da saúde pública.
O tema central do congresso, “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS”, reflete a importância de abordar questões emergentes que afetam diretamente a saúde pública. Além disso, o evento incluirá a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 13º Prêmio David Capistrano, reconhecendo iniciativas de destaque na área da saúde.
Durante o congresso, Mauá vai expor 32 trabalhos provenientes de diversas áreas da saúde, incluindo atenção básica, atenção especializada, urgência e emergência, vigilância sanitária, assistência farmacêutica e educação permanente, cinco deles foram selecionados para serem apresentados oralmente nas Dialogando com a Mostra.
Para a secretária municipal de Saúde, Célia Bortoletto, a participação de Mauá demonstra a força do trabalho de reconstrução do sistema público de saúde da cidade realizado desde 2021, focado na valorização de cada profissional envolvido no atendimento e na busca de solução para humanizar a relação com os pacientes que procuram os serviços.
“Acredito muito que os êxitos do SUS, são baseados no estímulo aos trabalhadores na busca de conhecimento e atualização, que são promovidas nessas trocas de experiências. Essa sede de aprender de cada profissional, são atribuições que valorizo demais e não abro mão. Saber que temos mais de 30 trabalhos indicados para concorrer a premiações, só dá a certeza de que Mauá mudou, pois voltou a ter credibilidade e seriedade no desenvolvimento de políticas públicas. Esse é o resultado positivo das iniciativas que adotamos na gestão do prefeito Marcelo Oliveira”, explicou.