A Prefeitura de Mauá avança com a imunização contra a Covid. Em ação neste sábado (18/03), as gestantes e mulheres que deram à luz até no máximo 45 dias (puérperas) começam receber a vacina bivalente na cidade.
A aplicação será na Coop (Cooperativa de Consumo), na Avenida Barão de Mauá, 1.389, na entrada do Jardim Zaíra, e na UBS Feital (Rua Aluísio de Azevedo, 72).
Nestes locais, elas devem apresentar cartão de pré-natal ou declaração do nascido vivo ou certidão de nascimento do recém-nascido, além de RG ou CNH e carteirinha de vacinação.
Para garantir o reforço é preciso ter completado o esquema primário (primeira e segunda dose) há, pelo menos, quatro meses.
Também podem receber a bivalente os idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, quilombolas, povos ribeirinhos e imunocomprometidos acima de 12 anos – o grupo inclui pessoas com HIV, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, pacientes em hemodiálise e oncológicos.
Os idosos devem portar RG ou CNH e carteirinha de vacinação.
Imunocomprometidos precisam ainda de laudo, exame ou receita. Indígenas e quilombolas, o comprovante/declaração de pertencimento firmado pela liderança local, e povos ribeirinhos, somente a autodeclaração.
Na Coop também será imunizado o público com 12 anos ou mais, enquanto na UBS Feital, as crianças a partir de 6 meses.
No local também será feita a atualização da caderneta de vacinação. O horário de aplicação das doses é das 9h às 16h. O esquema básico contra a Covid está disponível para todas as faixas etárias a partir dos 6 meses.
A terceira dose é aplicada a partir dos 5 anos e a quarta em pessoas acima de 18, desde que respeitado o intervalo de quatro meses. Imunossuprimidos com 18 anos ou mais estão aptos para a quinta dose.