O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou no início da noite deste domingo (1°), o balanço parcial sobre a eleição de 2023 dos mais de 30 mil conselheiros tutelares, encerrada às 17h.
De acordo com o primeiro boletim, mais de 56 mil urnas eletrônicas, cedidas pela Justiça Eleitoral, pela primeira vez foram usadas em todo o país.
No ABC, a expectativa era eleger 80 conselheiros na sete cidades da região, que terão mandato de três anos, a partir de janeiro de 2024.
Em Diadema, o processo eleitoral foi adiado. Veja nota oficial divulgada na manhã deste domingo:
“Pedimos desculpas à população diademense que estava disposta em participar desse processo.
Aos candidatos que estavam participando do processo, o CMDCA comunicará os novos prazos de campanha. Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Diadema ofereceu todas as condições necessárias para a realização do pleito”.
Nas demais cidades o ABC em OFF apurou os seguintes resultados:
São Caetano
São Bernardo
Mauá
Veja o vídeo.
Santo André
Veja o vídeo.
Rio Grande da Serra
Veja o vídeo.
Ribeirão Pires
Cerca de 4 mil moradores de Ribeirão Pires foram às urnas neste domingo, 1º de outubro, para eleger os novos membros do Conselho Tutelar do município para o quadriênio 2024-2027, em sete locais de votação espalhados pela Estância. A apuração foi realizada, na noite deste domingo, no Salão Social do Ribeirão Pires Futebol Clube, região central da cidade.
Foram eleitos membros titulares Selma dos Santos Costa (579 votos), Lucimara dos Santos Silva (357 votos), Ângela Alves de Lima (355 votos), Maria Aparecida Costa Cordeiro (283 votos) e Patrícia Aparecida Policastro (283 votos). Ficam em posição de suplentes as candidatas Rita de Cássia Pereira Dias (245 votos), Denise Aparecida Condutta (240 votos), Tânia Aparecida Prado de Oliveira (215 votos), Simone Almeida Marques (199 votos) e Janete dos Santos Goulart (199 votos).