A noite de terça-feira (22) foi de muita emoção para os beneficiados pelo programa Lentes do Saber, iniciativa da Prefeitura de Diadema que entrega óculos para estudantes da rede pública do município.
A cerimônia de entrega aconteceu no auditório do Centro de Formação Prof.ª Lisete Arelaro, na região central, e foram beneficiados 144 estudantes, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Lentes do Saber é resultado de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde e prevê que os beneficiados, primeiro, passem por teste de Snellen (de acuidade visual) em suas escolas de origem. Dependendo do resultado desse primeiro exame, crianças e adultos são convocados para avaliação específica com o médico oftalmologista em mutirões de atendimento no Quarteirão da Saúde.
Leia mais:
– Escola de Diadema recebe selo de programa da Unifesp
– Diadema aplica mais de 320 doses com a ação Vacina no Bairro
– Secretários tomam posse em evento marcado por celebração de aliança entre PT e PSB em Diadema
Desde que foi criado, em 2022, o Lentes do Saber já entregou 464 óculos e realizou 1.677 exames oftalmológicos. Para fazer com que todos que necessitassem fossem examinados pelo oftalmologista, a Prefeitura disponibilizou, inclusive, transporte gratuito das escolas envolvidas ao Quarteirão da Saúde, que fica no Centro da cidade.
Paty Ferreira, vice-prefeita de Diadema, presente ao evento, afirmou que o programa respeita as necessidades específicas dos estudantes e garante que todos tenham condições plenas de acesso à educação. “Nessa perspectiva da educação inclusiva, é muito importante ter todo o cuidado e responsabilidade com nossos estudantes, Assim, parabenizo toda a equipe da Educação e da Saúde.”
A secretária de Educação da cidade, Ana Lucia Sanches, considera que criar o Lentes do Saber foi um grande acerto da atual gestão. “Em um primeiro momento nos esforçamos para identificar os problemas oftalmológicos e, assim, poder atuar para que muitas dessas crianças, jovens e adultos tivessem o direito pleno ao aprendizado”, explicou.
Karla Peixoto é mãe de um dos alunos beneficiados com novos óculos, Kauã Nunes, que estuda na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Vereador Jorge Ferreira, na Vila Elida. Ela concorda com o acerto da implementação do programa. “Foi na escola que a professora percebeu que o Kauã não conseguia enxergar de longe. Eles mandaram uma cartinha e fomos no mutirão para fazer o exame. E hoje eu já estou retirando os óculos. Estou muito feliz!”, afirma.