Este mês marca anualmente uma importante mobilização mundial em prol da segurança viária: o Maio Amarelo.
Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a campanha de 2025 reforça a necessidade de respeito e atenção no trânsito, especialmente nas estradas brasileiras, onde atuam milhares de profissionais do transporte, como os cegonheiros.
Tradicional apoiador do movimento, o Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg) terá durante o mês uma série de ações.
Um dos destaques é a palestra que acontecerá nesta quarta-feira (21), às 10h, na sede do sindicato, em São Bernardo, com o jornalista Francisco Garonce, repórter do programa Brasil Caminhoneiro, da TV Record.
Para o presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, o Maio Amarelo é mais do que uma campanha institucional — é um compromisso com a vida estendido ao longo do ano.
“O trânsito é um espaço coletivo, e cada decisão no volante pode salvar ou tirar vidas”, o presidente afirma.
“Nossos associados percorrem milhares de quilômetros todos os meses, e é fundamental reforçar a responsabilidade de cada um, não só dos motoristas, mas também das autoridades e da sociedade porque a segurança, para nós, é dever compartilhado.”
O Sinaceg reúne cerca de cinco mil profissionais responsáveis pelo transporte de veículos novos em todo o território nacional, uma atividade que exige atenção redobrada e preparo técnico constante.
A campanha Maio Amarelo é, portanto, uma oportunidade estratégica para promover a cultura da prevenção e do cuidado, dentro e fora das cabines dos caminhões.
“O Maio Amarelo toca diretamente nas famílias dos cegonheiros porque, quando falamos de segurança no trânsito, falamos também de pais e mães que querem voltar para casa, e dos filhos que esperam seus pais com segurança”, destaca Márcio Galdino, diretor regional do Sinaceg.
“Por isso, fazemos questão de participar ativamente da campanha todos os anos.”
Galdino explica que a palestra com o experiente Francisco Garonce será um momento importante para refletir sobre “comportamentos, riscos e práticas que podem salvar vidas”.
Desde sua criação em 2014, o Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha conta com apoio de diversas entidades públicas e privadas.
A cor amarela simboliza atenção e advertência, elementos centrais para a construção de uma mobilidade mais segura.
Ao participar do movimento, o Sinaceg reforça seu papel como agente ativo na promoção da cidadania, da educação no trânsito e da valorização da vida. Ou, nas palavras do presidente Boizinho.
“Mais que uma campanha, o Maio Amarelo representa um pacto coletivo pela preservação daquilo que há de mais precioso: as vidas que se deslocam todos os dias pelas estradas”.