Uma mamãe bicho-preguiça e seu filhote caíram de uma árvore no Parque Natural do Pedroso, em Santo André, na última sexta-feira (4). O animal adulto, da espécie Bradypus variegatus, ficou desfalecido por alguns minutos e foi recolhido pelos funcionários do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que acionaram o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente.
A queda ocorreu após um galho ter quebrado. Protegido pela mãe, o filhote não sofreu nenhuma lesão. Apesar da característica lenta por natureza, o animal adulto aparentava dificuldade nos movimentos no momento da soltura, motivo que levou a equipe a encaminhar a preguiça para o Zoo do Parque Estoril, em São Bernardo, onde passou por exames e ficou em observação por três dias.
Constatado que ambos estavam saudáveis, mãe e filho foram soltos de volta ao habitat. O bicho-preguiça, ou simplesmente preguiça, é um mamífero arborícola (que vive em árvores) e solitário. A gestação da fêmea dura de quatro a seis meses. Mãe e filho permanecem juntos por cerca de seis meses. Nesse período o filhote se resguarda entre os pelos da mãe.
Para solicitar resgate de animais silvestres, os munícipes têm à disposição os canais oficiais da Prefeitura de Santo André, pelo telefone fixo 4433-1958, por meio de ligação gratuita para o número 0800 0191944 ou pelo aplicativo Colab.
Veja o vídeo.