O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou, nesta segunda-feira (9), anúncios de investimentos para a região do ABC.
Entre eles, estão a entrega de 34 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a implantação de um novo Instituto Federal no município de Mauá.
O evento contou com a presença de diversos ministros, do presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima.
Também estiveram no evento os prefeitos Gilvan Ferreira (Santo André), Marcelo Oliveira (Mauá), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra), além de secretários municipais representando as prefeituras de Diadema e São Caetano, que também foram contempladas no anúncio.
No caso das ambulâncias, a atuação do Consórcio teve início quando o governo federal lançou o edital do PAC Saúde.
Na ocasião, a entidade regional fez a articulação com as prefeituras para divulgar o programa e orientar os municípios sobre os procedimentos necessários.
A partir disso, cada cidade realizou individualmente a solicitação das ambulâncias junto ao governo federal.
Neste ano, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, articulou junto ao governo federal para que a entrega dos veículos fosse realizada de forma integrada, contemplando todos os municípios ao mesmo tempo.
Ao todo, os 34 veículos serão distribuídos da seguinte forma: nove para Diadema, quatro para Mauá, 10 para Santo André, sete para São Bernardo, duas para São Caetano.
Santo André teria direito a 12 veículos, mas fez a doação para Ribeirão Pires e uma para Rio Grande da Serra, que não estavam contempladas.
“Faço questão de reunir aqui os prefeitos para dizer que quem ganha estas ambulâncias não são eles, mas é a população ABC que merecer e poderá ser melhor atendida a partir de agora com estes veículos”, disse o presidente Lula.
Para o presidente do Consórcio ABC, a entrega conjunta das ambulâncias do Samu evidencia o papel do Consórcio como espaço de articulação regional e apoio direto às administrações municipais.
“O Consórcio ABC tem como principal missão articular políticas públicas e apoiar as prefeituras para que as demandas regionais avancem de forma integrada. A entrega conjunta dessas 34 ambulâncias do Samu confirma esse papel: é um trabalho construído coletivamente, que resultou no benefício para as sete cidades do Grande ABC. Essa união fortalece a rede de saúde e garante mais estrutura para o atendimento à população”, afirmou Marcelo Lima.
A implantação do novo Instituto Federal em Mauá também representa uma conquista histórica para a região.
A instalação da instituição de ensino público no ABC é uma reivindicação existente desde 2013, que contempla uma demanda antiga de empresas e sindicatos por ensino técnico e em tempo integral, reforçada ao longo dos anos pelo Consórcio ABC, que serviu como palco de discussão sobre a implementação deste equipamento de ensino, que também deve ser instalada em Diadema.
“Fizemos o pedido pessoalmente ao presidente Lula, colocamos uma área a disposição e agora temos também a possibilidade de termos um Instituto Federal em São Bernardo. Daremos andamento neste diálogo com o Governo Federal para ampliarmos o ensino gratuito profissionalizante na nossa região”, afirmou Marcelo Lima.
Policlínica: obra autorizada e estrutura inédita
Durante a cerimônia, o presidente Lula assinou a ordem de serviço para o início das obras da Policlínica de Mauá, que será construída na Vila Assis Brasil, em terreno localizado na Rua Alcides Nóbrega, esquina com a Avenida Dom José Gaspar.
A unidade terá quase 6,3 mil metros quadrados de área construída e está entre os maiores investimentos em saúde da história recente do município.
A Policlínica foi projetada para oferecer atendimento completo à população, reunindo centenas de procedimentos, exames e consultas, como ecocardiograma, eletroencefalograma, ergometria, eletroneuromiografia, ressonância magnética, tomografia, mamografia, pequenas cirurgias, além de núcleos especializados de saúde da mulher, saúde do homem e cuidado integral às vítimas de violência.
A estrutura contará com 34 consultórios, 10 salas para procedimentos individualizados, 10 áreas de espera, cerca de 90 salas de apoio, ginásio de fisioterapia, sala de coleta laboratorial e dois centros cirúrgicos.
O projeto ainda prevê salas especializadas para ultrassom (inclusive com doppler), raio-X, densitometria óssea, tomografia, ressonância magnética, audiometria, endoscopia, eletrocardiograma, eletroencefalograma e ecocardiograma.
Ao todo, a Policlínica deve reunir aproximadamente 166 ambientes, consolidando-se como um equipamento de saúde de referência para Mauá e região.



