Leonardo Buso, 13 anos, morador da cidade Santo André classificou para o campeonato brasileiro, região quatro, que engloba São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este torneio é classificatório para o campeonato brasileiro final e será realizado na ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, entre os dias, 01 e 02 de abril de 2023.
O judoca é sub-13 na categoria superpesado, aluno do Colégio Educandário da cidade de Santo André, onde foi treinado pelo sensei, Lucas Lopes que tem orgulho em dizer da superação e resiliência do seu aluno. “…ter um aluno nosso disputando um campeonato brasileiro, traz motivação para os demais alunos da escola e sabemos que estamos na rota certa com a nossa metodologia de trabalho.” Declara o sensei.
Embora quem está encaminhando o judoca para o campeonato é o sensei Gildemar Carvalho, integrante da ADSA – (Associação Desportiva de Santo André), porém o mestre valida a sua trajetória descrita acima.
O judô é uma arte marcial de origem japonesa. O significado do termo é “caminho para a flexibilidade” ou “caminho para a suavidade”. É um sistema de combate sem armas, cujo objetivo é abater o adversário usando sua própria força para imobilizar o oponente no solo. Os benefícios da prática do judô atingem todo o organismo em sua totalidade, fortalecendo a coordenação física, a autoconfiança e a concentração.
O Educandário que tem sua tradição no ensino desde 1949. Atualmente é uma escola inovadora que estimula as múltiplas inteligências, por meio de novas interações e abordagens. Na escola as crianças trabalham suas múltiplas inteligências em ambientes preparados para cada conteúdo e aprendizado. As inovadoras Salas de Inteligência desenvolvem as múltiplas inteligências das crianças, baseadas na teoria do psicólogo Howard Gardner.
Veja o vídeo.