A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires retomou neste mês o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos). O curso gratuito, que pela rede municipal abrange os conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), já atende 28 moradores que decidiram voltar às salas de aula. As atividades acontecem no período noturno, de segunda a sexta-feira, na Escola Municipal Eng. Carlos Rohm I, na região central.
Entre os estudantes do EJA de Ribeirão Pires está José Martins de Souza, que aos 77 anos realizou antigo desejo de ter um diploma. “Eu nunca tive a oportunidade de terminar os estudos. A vontade de estudar nunca passou, e agora vou conseguir”, disse o aluno, que quando jovem precisou abandonar a escola para trabalhar.
Durante a pandemia do coronavírus, o EJA foi suspenso em atendimento às normas sanitárias de prevenção à Covid-19. No último ano, o programa foi reestruturado pela Prefeitura para garantir aos estudantes a certificação da conclusão do curso. Ao terminar o EJA, os alunos podem dar sequência aos estudos no CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) Valberto Fusari, mantido pela Secretaria de Educação do Estado referente aos anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano).
“O programa EJA significa a chance do recomeço, da retomada dos estudos que garantem a esses alunos conhecimento e dignidade. Temos entre os estudantes pessoas com histórias fortes de muita luta e de superação”, observou a secretária de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.
Todos os estudantes receberam kits de materiais para apoiar o processo de aprendizado. Dos 28 alunos matriculados, seis têm idade superior a 60 anos.