Os três dias de atendimento do Programa de Educação Previdenciária (PEP) realizados em Diadema pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nas regiões Centro, Norte e Sul, resultaram no atendimento de 216 moradores, com três aposentadorias concedidas, dois amparos assistenciais a idosos, além de diversos agendamentos para perícia médica, avaliação social, entre outros serviços.
“Com muita satisfação realizamos esse ciclo de eventos em conjunto com o INSS em Diadema. Faremos muito mais para garantir a conscientização da população da cidade e mostrar a importância de todos terem seus direitos previdenciários assegurados”, explicou a chefe de Divisão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, Talita de Albuquerque.
O objetivo do Programa de Educação Previdenciária é disseminar o conhecimento previdenciário, através de informações de qualidade e, para tanto, promove ações educacionais com o propósito de conscientizar e informar a sociedade sobre seus direitos e deveres através e uma linguagem simples. Segundo o INSS, a ideia surgiu após pesquisas apontarem que seis em cada dez trabalhadores não estavam inseridos no sistema previdenciário por não conhecerem seus direitos.
Este é o único serviço previdenciário prestado fora das dependências do INSS. As equipes do PEP, formadas por educadores previdenciários, se deslocam e vão ao encontro da população em espaços sociais como sindicatos, associações de bairros, escolas públicas e privadas, empresas, faculdades, feiras, exposições, dentre outros. Nessas oportunidades os educadores ministram palestras, organizam oficinas e debates, ensinam sobre o uso do aplicativo Meu INSS, esclarecem, tiram dúvidas e, a depender do espaço, conseguem fazer demonstrações e simulação de benefícios.
São servidores que se dedicam com objetivo de levar o tema Previdência Social de forma acessível para jovens potenciais contribuintes, trabalhadores que interromperam suas contribuições como forma de resgatar a qualidade de segurado, dentre outras situações. Além de levar informações previdenciárias, também esclarecem sobre benefícios assistenciais, com destaque para as duas categorias de BPC/Loas.
Retomada
A retomada do atendimento em uma agência do INSS em Diadema está próxima. Estão avançadas as tratativas entre a Prefeitura e o instituto, inclusive já existindo um local indicado para a instalação da agência, que interrompeu os atendimentos na cidade em 2020. Em novembro de 2023, o prefeito José de Filippi Junior e a gerente executiva do INSS regional, Dulce Marin, se reuniram para tratar do assunto.