Um incêndio atingiu o Poli Petroquímico do ABC, em Santo André, na manhã desta quinta-feira (22), deixando ao menos sete feridos, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
Em comunicado, a Braskem, responsável pelo local do acidente, informou que o incêndio começou por volta das 9h, em um tanque de gasolina que estava desativado, devido à manutenção.
A primeira vítima foi resgatada com 90% do corpo queimado e socorrida pela empresa antes da chegada dos bombeiros.
Uma segunda pessoa também teve queimadura em 90% do corpo e foi levada pelo helicóptero águia, da Polícia Militar, até o Hospital Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo.
Uma terceira vítima teve queimaduras no rosto e nas vias aéreas e foi encaminhada para o pronto-socorro de São Mateus, também na Zona Leste da capital.
Empresa confirma morte de um trabalhador
A empresa Tenenge divulgou nota confirmando a morte de um trabalhador. A identidade não foi informada.
Veja a íntegra do texto.
A Tenenge informa que as cinco pessoas atingidas no acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (22), durante uma atividade de pintura, na planta da Braskem, localizada no Pólo Petroquímico do Grande ABC, em Santo André (SP), são integrantes da empresa. Com imenso pesar, confirmamos que lamentavelmente um deles veio a óbito no final desta manhã, apesar de todos os esforços realizados pela equipe médica no local e na instalação hospitalar, para onde o funcionário foi encaminhado com o apoio do Corpo de Bombeiros. Dos outros quatro funcionários, dois estão hospitalizados em unidades da região e dois apresentaram ferimentos leves, sendo atendidos prontamente. A Tenenge, através de suas equipes especializadas, segue focada no apoio às vítimas, seus familiares e colaborando com os agentes públicos no local.
Veja nota oficial da Braskem.
Causas estão sendo investigadas
Duas pessoas sofreram contusão nas pernas devido à onda de choque (deslocamento de ar) da explosão no tanque e precisaram ser levadas ao pronto-socorro do Hospital NotreDame para receber atendimento.
Outras duas pessoas também sofreram contusão por conta da explosão, mas foram resgatadas conscientes e encaminhadas para o ambulatório da empresa.
Segundo a Braskem, o local foi evacuado assim que o incêndio foi constatado e as causas já estão em investigação.
Órgãos técnicos competentes também já teriam sido comunicados sobre a ocorrência.
A empresa afirma que o episódio não oferece risco à comunidade da região do Polo Petroquímico.
Por volta das 9h40, o Corpo de Bombeiros já considerava o fogo controlado, porém ainda combatia focos de incêndio.
Veja os vídeos.