O número de inadimplentes residentes na região do ABC cresceu 1,32% na passagem de agosto para setembro. O dado havia caído nos últimos quatro meses, entretanto, volta a crescer e alerta para a importância de soluções, como o fortalecimento da educação financeira na região.
As informações são do estudo de inadimplência realizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Caetano, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Na região Sudeste, na mesma base de comparação, a variação foi de 0,67%. Já na comparação com setembro de 2023, o número caiu 0,88%. O dado ficou acima da média da região Sudeste (‐1,37%) e abaixo da média nacional (‐0,32%).
Com relação ao número médio de dívidas por devedores, em setembro de 2024, cada consumidor inadimplente residente na região do ABC tinha em média 2,157 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Sudeste (2,140 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (2,106 dívidas para cada pessoa inadimplente).
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Caetano do Sul, Alexandre Damásio, a importância do monitoramento está na possibilidade de termos um histórico do hábito de consumo e pagamento dos consumidores do Grande ABC.
“Somos a única região do Brasil que monitora um bloco regional mês a mês e consegue avaliar tendência e delimitar soluções, como o trabalho que vem sendo fortalecido através do Financeiramente ABC”, explica Damásio.
Programas de iniciativa à educação financeira
O CDL e a Agência realizam o programa Financeiramente ABC. O principal objetivo é levar informações relevantes, dicas e esclarecimentos para a população sobre o consumo e planejamento de finanças.
O presidente da Agência, Aroaldo da Silva, destaca a iniciativa e a articulação com parceiros na região. “O Financeiramente vem justamente com esse objetivo de pautarmos a região sobre a necessidade da educação financeira, dialogando diretamente com a inadimplência”, comentou.
O programa, 100% regional, utiliza a linguagem de HQ para difundir informações em toda a região, com foco na educação financeira. A iniciativa será lançada com o apoio de outros parceiros, entretanto, já é possível acompanhar o @financeiramenteabc através do Instagram.