A Prefeitura de São Bernardo ampliou a faixa etária apta a receber a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. A partir desta quinta-feira (2), idosos de 70 a 79 anos já podem se dirigir a uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade para se imunizar com a nova versão da vacina contra a doença. O atendimento é por livre demanda, ou seja, não é necessário agendamento prévio.
As doses também estão disponíveis para os imunossuprimidos a partir dos 12 anos. Idosos acamados ou domiciliados, a partir de 70 anos, também serão vacinados em suas residências pelas Equipes de Saúde da Família, assim como a população indígenas e residentes e moradores das Instituições de Longa Permanência (ILPI).
De acordo com o prefeito Orlando Morando, o município mantém a política de aplicar as doses assim que elas são disponibilizadas. “Com a vacina bivalente não será diferente. A medida em que novos lotes forem chegando, outros grupos prioritários serão contemplados”, explicou.
CICLO VACINAL COMPLETO – Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm disponibilidade das vacinas monovalentes Coronavac, Pfizer Adulto, Pediátrica e Baby para que as pessoas completem os ciclos vacinais antes de receberem essa nova dose de reforço.
As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira. O fluxo de atendimento segue o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h.
As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h. Todos os endereços das UBSs podem ser consultados no link www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/onde-ficam-as-unidades-de-saude-ubss.