Hambúrguer, batata frita e refrigerante, além de um dia recheado de diversão, brincadeiras, oficinas, brinquedos infláveis e distribuição de doces foram os ingredientes da segunda edição do ano da Hamburgada do Bem em Santo André, realizada neste domingo (7).
Cerca de 600 crianças que estudam na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor Antonio Virgilio Zaniboni, no Jardim do Estádio, participaram da ação, que foi a nona edição realizada na cidade desde que a ONG Hamburgada do Bem começou a atuar em Santo André.
Em todas as edições, os resíduos recicláveis gerados no evento são separados e encaminhados para o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
“Em 2023, esta já é a segunda escola onde realizamos a Hamburgada. Já são nove edições sendo sempre muito bem recebidos por Santo André. É importante destacar que nosso trabalho vem acompanhado de um viés de Educação, reforçando questões ambientais e também de sustentabilidade, por isso a questão da reciclagem dos resíduos que produzimos é sempre importante”, destacou o coordenador regional da Hamburgada do Bem, Thalisson Santos Leite.
O evento conta também com o grupo Sorriso de Amor, em que dentistas voluntários contribuem na avaliação bucal, limpeza e ensinamentos sobre como escovar melhor os dentes.
“Este evento conta com a participação de uma grande equipe, marcada pela intersetorialidade, em conjunto com diversas pastas da Prefeitura. Nesta nona edição as coisas já fluem de forma muito mais fácil”, afirmou o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.
A Hamburgada do Bem é um evento beneficente realizado por uma ONG que leva o mesmo nome do evento.
Localizada em Guarulhos, nasceu em 2015 com objetivo de levar amor, diversão e informação para crianças carentes.
O grupo já atendeu cerca de 170 mil crianças em quatro países, com mais de 50 mil voluntários participantes.
Além dos eventos mensais, a Hamburgada do Bem atua no trabalho contínuo com crianças e jovens de comunidades e planeja seu primeiro instituto.
A Hamburgada do Bem em Santo André é exemplo na coleta de resíduos para reciclagem. Por evento, são produzidos cerca de 4 metros cúbicos de volume de resíduos que, separados adequadamente, são encaminhados para as cooperativas da cidade.