O secretário de Saúde de Santo André fez um balanço das atividades de sua pasta no ABC em OFF Entrevista desta semana. Gilvan Junior garantiu que “as forças-tarefa” feitas pela pasta da Saúde zeraram a fila de espera dos pacientes por consultas e exames.
“Hoje temos entre 30 e 40 dias de espera para todas as especialidades e algumas inclusive já abrimos agenda e temos vaga livres em fevereiro”, afirmou o secretário especificando os serviços oferecidos para a Saúde da Mulher.
O secretário lamentou o alto índice de pacientes que marcam consulta e não comparecem: cerca de 30%. “ É muito ruim porque os médicos cobram por hora, só podem marcar determinado número de consultas por hora e o não comparecimento à consulta atrapalha o sistema. Nós temos inclusive marcado um número de consultas a mais já sabendo que ocorrerá isso”, afirmou o secretário.
Leia mais:
– Santo André inaugura Poupatempo da Saúde dentro do Atrium Shopping. Veja vídeos
– Santo André lança projeto para preservar meio ambiente e combater ocupação irregular. Veja vídeos
– Paranapiacaba: CPTM abre viagens extras para o Expresso Turístico no Carnaval
Gilvan informou que até abril o município passará de 52 para 190 equipes de estratégia em Saúde da Família. “Nosso objetivo é ampliar a atenção primária e diminuir as urgências e emergências”, salientou o secretário.
Até o final do ano em que termina a gestão do prefeito Paulo Serra, o secretário afirmou que a cidade deverá ganhar a Unidade de Saúde do Ana Maria, Unidade São Jorge, Centro Escola em parceria com a Fundação ABC, o Hospital da Vila Luzita (do idoso), além da ampliação de programas como Saúde em Movimento.
Veja a íntegra da entrevista concedida aos jornalistas Andréa Brock, Leandro Amaral e Anderson Afonso.