A Prefeitura de São Bernardo prestou homenagem nesta quarta-feira (27) aos Guardas Civis Municipais (GCM) que se destacaram em suas ações de proteção à população no mês de agosto.
Foram reconhecidos os GCM 1ª Classe Vagner de Pontes e GCM 3ª Classe Talisson Soares, que atuaram em ocorrência em que criminosos invadiram uma farmácia e fizeram reféns, no bairro Demarchi. Graças à atuação dos guardas, e com o apoio da Polícia Militar, vidas foram preservadas e um criminoso foi detido.
O prefeito Orlando Morando participou do encontro ao lado dos familiares dos agentes de segurança e fez questão de ressaltar o compromisso da administração com ações efetivas para o melhorar as condições de trabalho e bem-estar dos agentes de segurança.
Leia mais:
– São Bernardo abre 120 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional
– GCM de São Bernardo prende dois homens por violência doméstica
– São Bernardo lança editais da Lei Paulo Gustavo com recursos de R$ 6,1 milhões
“Assumi um compromisso no início da administração e aumentamos em 50% a gratificação por periculosidade dos nossos agentes. Também investimos em novos armamentos, viaturas e treinamento dos guardas. Se esta ocorrência teve um bom desfecho é porque nossa corporação está preparada”, declarou.
Na ocorrência, um trabalhador ficou cerca de 40 minutos sob a mira de uma arma. Uma cliente com uma criança de colo, de apenas 8 meses, também foi retida pelos criminosos. Desconfiando da postura da dupla de bandidos, os agentes de segurança, que faziam patrulhamento preventivo no bairro, deram a volta no quarteirão e retornaram ao estabelecimento, observando que um dos indivíduos colocava diversos pertences da farmácia dentro da mochila. A Polícia Militar foi acionada e, após negociação, o criminoso se entregou.
“Conheço bem o Pontes, trabalhamos juntos e sei o quanto ele se dedica à nossa GCM. Tanto ele quanto o Talisson foram assertivos nessa ocorrência, demostrando que o treinamento recebido pela corporação surte efeito, resultando em um dos indivíduos presos. Eles são exemplos para os demais”, declarou o Comandante da GCM, Carlos César Ferreira.
Crianças e professores a salvo
Outro guarda homenageado foi o GCM 3ª Classe Araújo Souza, que na tarde do dia 29 de agosto impediu uma tentativa de invasão à EMEB Ana Maria Poppovic, no Jardim Ipê. As câmeras de segurança interna da unidade escolar detectaram a presença de quatro indivíduos pulando os muros da EMEB, sendo um deles portando um artefato não identificado.
O GCM foi acionado pela equipe escolar e perseguiu os invasores na área interna da escola. Os criminosos fugiram do local, mas a segurança da unidade foi preservada.
Para o secretário de Segurança Urbana da cidade, Coronel Carlos Alberto dos Santos, o grau de profissionalismo dos guardas municipais fez a diferença nos resultados positivos da corporação.
“Com qualificação técnica, nossos GCMs atenderam de maneira brilhante as ocorrências. Eles tinham a vida deles e a da população para preservar e assim o fizeram. Tudo isso é fruto da qualificação profissional pela qual passam. São ações que vão ficar na história da nossa cidade”, completou.