A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo acaba de ganhar o reforço de 63 novos agentes de segurança. Com a formatura do 14º Curso de Formação de Ingresso da GCM, realizada nesta sexta-feira (11), a guarda passou a contar com um total de 902 guardas, mantendo-se como a segunda maior do Estado, atrás apenas da Guarda Civil Metropolitana da Capital.
“Nesses últimos sete anos, equipamos a nossa GCM, melhoramos as condições de trabalho dos nossos agentes, demos guarida aos guardas envolvidos em ocorrência. Da mesma forma, compramos novos armamentos, novas viaturas e todo o investimento e ações para respeitar e apoiar as forças de segurança”, declarou o prefeito Orlando Morando.
Leia mais:
– São Bernardo anuncia instalação de iluminação de LED na região do Bairro Planalto
– São Bernardo entrega chromebooks para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
– São Bernardo entrega obra de contenção de riscos na região do Ferrazópolis
Para o Coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário de Segurança Urbana, a formatura dos novos GCMs fortalece o trabalho comunitário e de proteção da população.
“Hoje é um dia histórico. Não tenho dúvidas de que vocês nasceram para proteger as pessoas. Por isso cabe à administração garantir ao nosso efetivo as melhores condições de trabalho e investimento. Vocês agora fazem parte de um grupo que tem 24 anos de história, de muitas conquistas e glórias para a nossa cidade”, disse.
Operação Impacto
Após a cerimônia de formatura, a GCM e a Polícia Militar participaram de uma ação conjunta visando a diminuição dos índices de incidência criminal na cidade. Dez viaturas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), seis patrulhas da GCM e 28 agentes de segurança municipal participaram da ação. Também estiveram no patrulhamento um helicóptero Águia, a ROCAM e 6º BAEP da PM.
O patrulhamento acontece em diversos pontos de São Bernardo, com base nas informações de inteligência policial, empenhando mais de 200 agentes de segurança. “A Prefeitura tem participado ativamente, por meio da GCM, de ações colaborativas como esta, porque segurança pública é dever de todos nós”, completou o chefe do Executivo.
A reportagem do ABC em OFF acompanhou.
Veja os vídeos.